domingo, 6 de agosto de 2006

Leituras

BBC | Searching for a mobile interface Cheios de funcionalidades arcanas empacotadas em embalagens cada vez mais miniaturizadas, os telemóveis dependem de complexos sistemas de menus para acesso às suas funções. A combinação de teclados reduzidos, ecrãs minúsculos e menus hierarquizados transforma a experiência de manusear um telemóvel em algo excruciante. Cerca de um quarto das queixas de telemóveis avariados acontecem porque os utilizadores não conseguem decifrar o interface, não conseguindo assim utilizar as máquinas. O futuro próximo poderá trazer interfaces baseados em animações, que são uma forma supreendentemente eficaz de transmitir informação.

Correio da Manhã | Maioria dos portugueses mantém pessimismo A sério? Que notícia tão estranha. Uma sondagem realizada para o jornal revelou aquilo que todos sabemos: continuamos pessimistas. Para aqueles que acharem assaz estranho que neste país tão solarengo se tenha tão más perspectivas perante a vida, a resposta poderá estar na fatal conjugação de uma economia que mal se mexe, um governo inquietante, taxas de juro em tranquila ascensão, maus salários, preços altos e a permanentemente reforçada consciência que o futuro não será melhor.

Guardian | The vogue for living alone A sociedade contemporânea anda cada vez mais misantrópica. As elevadas taxas de divórcio e as pressões laborais nas sociedade urbanas desenvolvidas estão a atomizar o conceito de família nuclear nas suas partes constituintes, os indivíduos. São cada vez mais os que vivem sós, o que traduz também uma mudança epistemológica na forma como vemos os outros - cada vez mais escolhemos a solidão para não ter que correr os riscos associados à exposição prolongada com a intimidade dos outros.

Guardian | Whatever happened to... life on Mars? Já passaram dez anos desde a polémica descoberta do meteorito ALH84001, que apresentava vestígios de vida microbiana alienígena. Dez anos de estudos ainda não nos aproximaram muito da resolução do mistério: serão as estruturas microscópicas visíveis no rochedo pormenores geológicos, fósseis de contaminação terrestre, ou fósseis de vida microbiana marciana? Para contribuir para a resposta estão previstas mais missões robóticas ao planeta vermelho que incluem instrumentos que permitem fazer pesquisa de formas de vida alienígena. Mas talvez, talvez, seja preciso mesmo ir lá com uma missão tripulada.