terça-feira, 25 de julho de 2006

Leituras

BBC | Space tourists offered walkabout Pela módica quantia de 15 milhões de dólares sobre o baratinho bilhete de 20 milhões de dólares, a Space Adventures, a empresa que organiza voos de turismo espacial, oferece um passeio de hora e meia fora da estação espacial. Se o turismo espacial anda a dar mostras de querer arrancar do pioneirismo, com as aventuras milionárias de alguns ricos eleitos com capacidade física e financeira para uma estadia na ISS, este é outro interessante passo - um passeio no frio espaço, sob supervisão de um astronauta. Agora, do meu ponto de vista habituado a contar cêntimos do fundo da carteira, surge a questão: 15 milhões por 90 minutos dá
exactamente quantos milhares por minuto?

BBC | Star soon to become supernova Pode acontecer já amanhã, pode acontecer daqui a mil ou a dez mil anos. A estrela RS Ophiuchi apresenta todos os sintomas que levam os astrónomos a pensar que está prestes a tornar-se supernova, podendo iluminar os céus a qualquer momento com uma explosão verdadeiramente titânica. Quando acontecer, será a primeira vez que astrónomos poderão observar explosões de supernovas de tipo 1A.

Correio da Manhã | Pára-choques transformados em bancos de jardim Um protocolo entre a Valorcar, a entidade que gere a reciclagem de veículos em fim de vida e a empresa Recipor vai permitir o aproveitamento dos plásticos dos pára-choques para transformação em bancos de plástico. É de ideias destas que precisamos para conseguir melhorar o ambiente - ideias criativas que repensem conceitos rotineiros. Até agora, os plásticos dos pára-choques enchiam aterros.

International Herald Tribune | Outlandish theories: Kings of the (hollow) world Umberto Eco, semiologista de referência e autor bem conhecido, aproveita a crítica a um livro sobre ideias que já tiveram validade científica para não deixar cair em esquecimento as bizarras teorias sobre a terra oca. Por estranho que pareça, a teoria de que a terra era oca, com aberturas nos pólos por onde se poderia penetrar nas camadas inferiores já teve grande validade científica. O que é realmente incrível é que uma pesquisa no google sobre a terra oca revela que ainda há quem acredite piamente nesta ideia.

Infinity Plus | Speed Demons Um conto de Andrew Wilson onde demónios e velocidade se cruzam em motos de grande cilindrada. Ler, para crer...