quarta-feira, 19 de julho de 2006

Leituras

BBC | Clone would feel individuality Estudo levados a cabo em gémeos concluíram o óbvio - que um clone humano sentir-se-ia um ser individual, com uma personalidade própria e sentimentos próprios, apesar das igualdades genéticas.

Guardian | Lebanon: the world looks on Enquanto Israel arrasa o Líbano na sua tentativa de esmagar as milícias do Hezbollah, aterrorizando a população civil que é quem mais está sofrer no meio disto, os Estados Unidos apoiam, complacentes, e a União Europeia é incapaz de assumir sequer uma posição. Entretanto, os bombardeamentos continuam, pessoas morrem, toda a infraestrutura de um país é arrasada.

Depois surpreendemo-nos com a génese dos ataques terroristas, e perguntamo-mos como é que as pessoas militam em movimentos como a Al-Qaeda e similares. Ver o país onde se vive arrasado em nome de objectivos políticos enquando a sempre tolerante comunidade internacional aprova tácitamente, nada fazendo para impedir os massacres e a destruição, é capaz de semear germes de revolta nos mais pacatos homens e mulheres.

Telegraph | Is Tintin the key to modern literature? Uma nova interpretação da obra de Hergé, à luz dos paradigmas da teoria literária, revela uma surpreendente profundidade escondida sobre os traços de ligne claire de uma das personagens icónicas da história da Banda Desenhada.