terça-feira, 18 de julho de 2006

Leituras

BBC | Plastic planes set to rule sky A era das aeronaves de metal brilhante é coisa do passado. A evolução dos materiais compósitos indica que não estará longe o dia em que voará o primeiro avião comercial de série completamente feito em plástico - não o plástico dos sacos, claro, mas sim materiais compósitos de alta resistência e peso leve.

BBC | Discovery makes Florida landing Terminou a missão do vai-vém espacial Discovery, em tom de perfeita rotina - o que significa que a missão foi um sucesso, podendo em breve regressar ao espaço outra missão dos vai-véns espaciais. O principal objectivo desta missão, provar que o sistema ainda é capaz de garantir missões orbitais seguras, foi totalmente conseguido.

Guardian | Loss of mangroves threatens Pacific islands Os mangais são um dos mais frágeis e fascinantes ecossistemas terrestres, mas os esforços combinados da subida do nível das àguas do mar com a destruição provocada pela exploração humana estão a aniquilar estes ecossistemas, e consequentemente a desproteger as ilhas e atóis do pacífico sul.

Physics World | Hollywood physics Uma das personagens mais ubíquas do cinema é a do cientista - desde o perfeito lunático dos filmes de série B até ao génio que salva o mundo com as suas intuições. No entanto, embora a imagem do cientista no cinema tenha vindo a melhorar ao longo dos tempos, a verosimilidade científica é coisa que rareia.