quinta-feira, 22 de junho de 2006

Sonhos



I'll See You In My Dreams

Os telespectadores mais incautos podem ontem ter visto uma sublime escapatória à alastrante mediocridade televisiva na emissão especial do programa Onda Curta. Um especial de curtas metragens para a noite mais curta do ano. Por entre algumas fabulosas curtas, estreou o primeiro, e até agora único, filme de zombies português, o I'll See You My Dreams.

O filme não respeita na perfeição o cânone do género, e é precisamente isso o que o torna interessante. I'll See You My Dreams passa-se nas profundezas da mata, numa aldeia nortenha, onde os caçadores de zombies envergam samarras e empunham caçadeiras. O filme não puxa muito pelo gore - os zombies são caracterizações fantásticas mas com pouco sangue. A história do filme, uma macabra história de amor e morte, dá o toque distorcido que faz de I'll See You My Dreams um filme (curta metragem, é certo) que se destaca do habitual da filmografia zombie.

De destacar Sofia Aparício no papel de... zombie. Há uma certa ironia numa bela modelo que se disponibiliza para representar o papel de horripilante zombie num filme que passou quase despercebido.