quarta-feira, 14 de junho de 2006

Leituras

Guardian | Behind the spin, the oil giants are more dangerous than ever George Monbiot é o colunista do The Guardian para assuntos ambientais. Acutilante e bem informado, Monbiot é especialista em ver através da propaganda a triste realidade do nosso ambiente, em estado de pré-colapso.

Guardian | Jobs we can't afford to lose Na Inglaterra, a Peugeot prepara-se para fazer o mesmo que a Opel pretende fazer em Portugal - deslocalizar as suas fábricas para países onde impera a mão de obra barata, sob a cobertura de uma maior eficiência produtiva. Uma possível solução seria o boicote aos produtos destas empresas que tratam os seus trabalhadores como força de trabalho a explorar.

Guardian | Old masters Pensamos o retrato como uma forma de expressão artística criada nos anos fascinantes do renascimento, mas recentemente foi descoberto numa gruta pré-histórica um retrato com mais de dez mil anos. Rodeado de representações realistas dos animais que os homens das cavernas caçavam, este retrato destaca-se pela forma como se assemelha ao estilo de um Picasso ou de um Modigliani. Seria inépcia do artista primevo que o realizou, ou a abstração do rosto revela antes uma profunda verdade universal, ligada ao que siginifica ser humano?