quinta-feira, 25 de maio de 2006

Leituras

BBC | Bright idea A comunidade científica dá mais um passo na descoberta de novas terras. Novos telescópios, capazes de verem o brilho dos planetas através do brilho das estrelas que orbitam, serão capazes de observar indicadores de vida noutros planetas. O obstáculo previsível é financeiro: a NASA precisa de investir no lançamento de dois observatórios espaciais.

BBC | Into the void Lançadas em 1977, as sondas Voyager estão agora a chegar às fronteiras do sistema solar, e dentro de dez anos serão os primeiros artefactos humanos a deixar o sistema solar rumo ao espaço interestelar.

BBC | Go-ahead for fusion reactor work Será desta? A fusão nuclear é o graal da tecnologia. Promete energia limpa e abundante. É estudada e testada há décadas, mas ainda não se conseguiu que um reactor de fusão funcionasse em níveis comercialmente aceitáveis. O ITER, que começa agora a ser construído em Cadarache, França, é um mega projecto internacional que procura provar a viabilidade da fusão nuclear. O investimento é elevadíssimo - o ITER é o segundo maior projecto de cooperação científica internacional, cedendo a primazia apenas para a Estação Espacial Internacional.