quarta-feira, 24 de maio de 2006

Leituras

BBC | Global warming risk 'much higher' Não bastava ser mau, agora parece ser pior: um novo método de cálculo do dióxido de carbono libertado para a atmosfera, que leva em conta o CO2 libertado por meios naturais devido ao aquecimento global, aponta para que a subida média das temperaturas seja mais elevada do que o esperado. O aquecimento global: bem conhecido, bem estudado, muito alarmante... e pouco se faz para o evitar ou, quando muito, suavizar.

BBC | Web inventor warns of 'dark' net A internet é, por definição, livre, mas a cupidez das grandes empresas da àrea das comunicações querem transformá-la em algo mais semelhante à televisão - uma internet livre de medíocre qualidade e uma internet paga de qualidade razoável e conteúdos pré-definidos, avisa-nos Tim Berners-Lee, o pai europeu da World Wide Web.

Guardian | The axeman's serious side O que é que há na música erudita que a torna assim tão superior a todas as outras formas de música? Uma peça de Xenakis será sempre melhor do que qualquer cançãozeca de uma boy's band, mas será uma peça de John Coltrane inferior? Fará sentido, falar desta forma, com este dualismo inferior/superior? Erguendo estas barreiras, apenas garantimos que as maiorias nunca aceitarão ouvir as sonoridades da música erudita - o que, garanto, é uma grande perda. Por outro lado, desconhecia este uso para a música de Mozart: a taxa de criminalidade desceu nas estações de metro londrino que passaram a fazer ouvir Mozart como música de fundo. Se imaginam algum efeito calmante ou paliativo, desenganem-se; simplesmente, os vândalos de rua e pequenos criminosos que incomodavam os passageiros abominam música clássica, e deixaram de frequentar as estações de metro.

(Agora sei o que é que os meus amigos sentem quando os obrigo a ouvir outras músicas)