domingo, 14 de maio de 2006

Leituras

BBC | Wheels turn on mars rover project É o sonho de qualquer amante da tecnologia: passar uma semana em Tenerife, debaixo de um sol escaldante e com o mar azul no horizonte, a... construir e testar um robot remotamente operado para ser enviado a Marte na próxima missão da ESA.

Guardian | Chávez is using oil revenues to liberate the poor o presindente venezuelano está a caminhar a passos largos para o estatuto de pária internacional, um clube restrito onde só entram os líderes políticos que enfurecem Washington ou Londres e ao qual pertencem personalidades tão díspares como Fidel Castro ou os mullahs iranianos. Qual foi o seu crime? Em vez de deixar que os gigantescos lucros do petróleo venezuelano cheguem aonde deviam, aos bolsos dos investidores americanos e europeus por detrás das grandes companhias petrolíferas, está a desperdiçar rios de dinheiro com iniciativas consideradas inúteis pelas cabeças pensantes que tentam dominar a política mundial. Chávez tem lançado programas de literacia abrangentes destinados aos pobres, reformulou o sistema de saúde garantindo gratuitidade aos que dele mais necessitam, e subsidia supermercados de preços baixos que abastecem a população pobre da venezuela. Num país que desde os anos 80 viu a percentagem da população pobre disparar de 18% em 1980 para mais de 60% no final dos anos 90, as políticas de Chávez baseiam-se no uso dos lucros do petróleo para melhorar o nível de vida de toda a população. Decididamente, é um tirano perigoso que deve ser deposto a todo o custo.

Der Spiegel | Ancient Alexandria exhibit: murder, mayhem and mistery on display Alexandria foi fundada por Alexandre o Grande como um farol da cultura grega cravado na antiguidade egípcia. Cidade-capital da dinastia Ptolemaica que governou o egipto desde a morte de Alexandre até à anexação Romana, Alexandria cedo degenerou numa cidade de contrastes extremos, em que o caldeirão cultural de gregos, egípcios, judeus, persas e árabes nunca ferveu porque a xenofobia era extrema - lado a lado, mas separados por distâncias enormes. Alexandria foi ao mesmo tempo a cidade maior de toda a cultura, com a sua lendária biblioteca (o museion) e o local dos maiores deboches, levados a cabo por uma dinastia dominante decadente que institucionalizou o incesto e o assassínio intra-familiar como uma forma de política. Dessa Alexandria hoje só nos restam as histórias contadas pelos grandes sábios da antiguidade e relíquias arqueológicas descobertas nas àguas acastanhadas do porto da moderna Alexandria.