sábado, 29 de abril de 2006

Leituras

FAS | Mystery Planes Se as ruminâncias sobre o Bird of Prey e o Blackstar vos aguçaram o apetite para se enterrarem no obscuro mundo das aeronaves ultra-secretas de alta tecnologia, consultem as páginas que a Federation of American Scientists dedicou ao assunto. Todo o site da FAS é um manancial inesgotável de informações sobre sistemas de armamento, com páginas muito úteis e concisas sobre uma grande variedade de aeronaves.

Guardian | If the part demands it O não fumar tornou-se a paranoia da moda, com cada vez mais países a introduzirem legislação que impede o fumo em locais públicos onde o fumo tradicionalmente se entranhava, como em bares e restaurantes. No entanto, será que alguém já parou para pensar o que é que as proibições de fumar poderão fazer ao teatro e ao cinema? Será que dentro de alguns anos será perfeitamente aceitável ver uma cena de sexo anal explícito num filme que passa numa televisão, mas um completo escândalo ver uma personagem a fumar num filme? E, pergunto-me eu, será que haverá tecnologia que apague digitalmente os cigarros das mãos dos actores nos filmes antigos, tal como há tecnologia que identifica partes prurientes do corpo e as "veste" digitalmente para não ofender cinéfilos sensíveis?

Guardian | Pope orders cutbacks in the "saint factory" O novo papa não é tão popular como o anterior, e assume-o. Se o anterior papa era popularucho, escondendo os seus valores de um conservadorismo ultra-tradicionalista arreigado atrás de uma camada de sorrisos e iniciativas populistas, este novo papa assume os seus valores elitistas. Se o velho papa santificava a torto e a direito, o novo papa emitiu directivas que constragem fortemente os processos de santificação. Mas não consigo deixar de reparar que durante o reinado do papa João Paulo II, tido com liberal, a igreja se recusava até a reconhecer a existência do preservativo, com este novo papa elitista e de valores conservadores a igreja já começa a falar de preservativos como um mal menor na luta contra a sida...