terça-feira, 18 de abril de 2006

Leituras

Time | The race to tap the next gusher As companhias petrolíferas estão sempre em busca de novas fronteiras de expansão, novos territórios onde se possa escavar e obter ouro negro. No atoleiro político que é o Iraque, ainda há uma região em relativa paz - o Kurdistão, que é também a nova fronteira das empresas petrolíferas.

The Times | "Cannibal killer" groomed his victim “This appears to have been part of a plan to kidnap a person, rape them, torture them, kill them, cut off their head, drain the body of blood, rape the corpse, eat the corpse, then dispose of the organs and bones.”A citação diz tudo. Sem comentários, excepto algumas incoerências sobre a louca escuridão que se esconde no mais profundo da alma humana.

Guardian | Language and liberty A retórica da linguagem politicamente correcta é por vezes irritante. A constante ênfase na não ofensa, no cuidado com as palavras, parece-nos excessiva. Mas, na realidade, a retórica do politicamente correcto tem outro nome: boa educação.

Guardian | We are globalised, but have no real intimacy with the rest of the world Vivemos numa era de maravilhas: por tuta e meia, saltamos para um avião a jacto e damos por nós do outro lado do planeta, imersos noutros países e culturas. As elites mundiais estão cada vez mais homogéneas. Um dos resultados nefastos da globalização é a imposição dos modos de pensar e viver ocidentais a outras culturas.