quinta-feira, 23 de março de 2006

Leituras

TSF | BE defende <> do divórcio O Bloco de Esquerda, com apoio do Partido Comunista, pretende profundas alterações à lei que permite o divórcio. Reflectindo as mudanças no casamento trazidas pelos tempos moderndos, o BE pretende que o processo de divórcio seja mais expedito, e automáticamente concedido ao fim de dois meses a partir do pedido de uma das partes, excepto se houver propriedade ou custódia de crianças envolvida. É por estas coisas que eu voto no Bloco de Esquerda - porque o progresso não é apenas uma questão económica. Resta apenas ver a reacção dos defensores do casamento tradicional. Aguardo as bombas mediáticas.

Great Buildings online | Norman Foster O super-arquitecto Norman Foster (autor da remodelação do Budenstag em Berlim) ganhou um concurso para a construção de um complexo de torres que serão as mais altas da europa, em Moscovo. Terá 600 metro de altura, será equipada com sistemas inteligentes para minimizar o consumo de energia, será naturalmente ventilada e recolherá àguas pluviais e neve para abastecer para reduzir em trinta por cento o consumo de àgua nas casas de banho. (Lido no The Times, mas não consigo encontrar o link.)

Enquanto isso, nós por cá andamos a fazer bunkers decorados com cornijas e telha vermelha, cujo impacto ambiental é o que se sabe: tremendo. A noção de casas com sistemas de aquecimento e arrefecimento natural é desconhecida dos construtores civis portugueses (são estes, não os arquitectos, aqueles que realmente controlam os projectos) e quanto aos impactos ambientais... complexos de apartamentos em zonas que o mar está a levar metro a metro todos os anos, completo desembelezamento da paisagem natural por parte de construtores civis gananciosos que põem de pé um prédio em qualquer terreno livre, e ainda se mostram ofendidos se lhes for apontado que não o deveriam ter feito... enfim, todo o conhecido rol de problemas que afecta a habitação em Portugal.

Guardian | Gunned down: the teenager who dared to walk across the neighbour's prized lawn O zeloso dono de uma casinha com jardim defendeu até ao extremo a sua relva: abateu a tiro uma criança que se tinha atrevido a pisar a sua relva. É o tipo de questões que na Europa raramente acontecem - nós não temos a legislação laxista que os EUA têm de porte de armas. Esta notícia também serve de aviso aos meus vizinhos: ouçam bem, cambada de mentecaptos: a próxima vez que me telefonarem a qualquer hora do dia a queixarem-se que uma lampadazinha não acende, ou que me tocarem à porta de madrugada por eu estar a fazer barulho (o que é legítimo) mas fugirem sem falar comigo (não suporto gente cobarde ); da próxima vez que me causarem ansiedade porque como não se dão ao trabalho de pagar as taxas de condomínio, eu tenho de inventar dinheiro para pagar à mulher das limpezas; da próxima vez que sequer se cruzarem comigo na escada, lembrem-se: sorte vossa por eu não ser dono de uma caçadeira.

(nota-se que o cargo de administrador de condomínio me está a afectar mentalmente)