domingo, 19 de março de 2006

Leituras

Hoje, as leituras trazem pouco pensamento e muito divertimento. Hoje, encham os vossos gabinetes de curiosidades mentais com as bizarrias que nós, humanos, somos exímios em gerar.
Por curiosidade, a expressão gabinete de curiosidades é mais importante do que parece. Hoje, é meramente uma expressão utilizada essencialmente por bloggers como eu que se julgam donos do dom da palavra; mas o gabinete de curiosidades foi um daqueles passatempos da época barroca que deu frutos. Era hábito dos ricos e nobres desses tempos terem uma divisão das suas casas dedicada a armazenar livros raros, pinturas, curiosidades físicas, pedras coloridas, artefactos antigos e objectos bizarros. Já perceberam certamente que os gabinetes de curiosidades estão na génese dos museus, essas solenes instituições de armazenamento do conhecimento humano.

BBC | Earth could seed Titan with life Panspermia à escala dos dinossauros: foi recentemente levantada a hipótese que a colisão do cometa responsável pela extinção dos dinossauros poderia ter lançado para o espaço pedaços do planteta Terra carregados de matéria orgânica. Após alguns anos a vaguear pelo sistema solar, esses bocadinhos do nosso planeta poderiam ter caído em Titã, à semelhança dos asteroides marcianos que se encontram na Antártida. Titã, uma lua de Saturno, é um dos mais fortes candidatos ao título de corpo celeste habitado por formas de vida extraterrestre no sistema solar.

BBC | Hackers get Mac running Windows MacMicrosoft? Os novos computadores da Apple já são construidos com base nos chips de arquitectura Intel, os mesmos chips por detrás dos banais pcs. Com umas alterações, conseguiu-se que um Apple corresse o banal sistema operativo para pcs, o Windows XP. Para quê, é algo que me escapa.

Guardian | A first for tango in Buenos Aires A capital argentina tem fama assegurada graças ao tango, expressão máxima de sensualidade em que o machismo absoluto colide com a mais delicada feminilidade com o rigor geométrico das trajectórias controladas dos passos de dança. Em Buenos Aires abundam as milongas, salões de baile onde se pode dançar o tango puro, das ruas e das vidas. Há milongas para todos os gostos - desde as destinadas a turistas aos salões de terceira idade. Há, inclusivamente, um salão dedicado a gays, onde o machismo absoluto colide com...
o mais delicado machismo absoluto, com o rigor geométrico das trajectórias controladas dos passos de dança.

Sky News | Seven killed during tv show stunt A TV-Realidade levada à apoteose. No Uruguai, as filmagens de um reality show correram mesmo mal. A ideia era que um grupo de homens fortes puxasse um comboio a força de braços. O programa era de beneficiência e o público era constituído por crianças, que certamente precisarão de alguma ajuda psicológica para ultrapassarem o trauma de verem sete dos concorrentes trucidados pelo comboio que estavam a puxar. Parece que os concorrentes puxaram em demasia, e o comboio ganhou velocidade... mas certamente que o programa de tv será um sucesso de audiências. Olhem se isto pega em Portugal. Lembrei-me agora que os famosos estúdios do big brother ali na Venda do Pinheiro têm uma linha de comboio mesmo ao lado.

A estupidez humana não parece ter limites. Sempre são menos sete mentecaptos a não contaminar o caldeirão genético humano.