segunda-feira, 27 de fevereiro de 2006

Oops...

- Então, meus caros, quais são aqueles três truques, aqueles truquezinhos simples, que vos permitem melhorar as notas, quais são os três truques que vos deixam tirar boas notas, tal como um ilusionista tira coelhinhos da cartola?
À minha frente, um mar de dedos no ar. Alguns alunos pedem encarecidamente que os deixe dizer. Viro-me para uma das alunas que não colocou o dedo no ar.
- Diz lá, Ana, quais são os três truques.

Silêncio. A rapariga olha para mim, a sorrir com os olhos esbugalhados, sem responder. Encolhe os ombros e sorri.
- Então Ana... - insisto, enquanto a turma se agita com comentários de "ó stor, deixe-me a mim".

Acabo por dar voz a outro aluno.
- Então, vá, o nosso primeiro truque é...
- Atenção, Stor.
- Exactamente, atenção na sala de aula e atenção em tudo o que nos rodeia. E o segundo truque? - digo, escolhendo outro aluno.
- Ritmo!
- Ora pois claro. Ritmo de trabalho. Estudar um bocadinho todos os dias. Não é preciso muito. Basta um bocadinho, com ritmo. E finalmente?
- Confiança!
- Isso mesmo. Confiança nas nossas capacidades.

Um dos meus alunos mais rabinos remata. Vira-se para mim, sorri, abrindo muito os seus olhos azuis.
- Pois, stor, mas a Ana faltou à aula no dia em que o stor nos ensinou isso...

Oops...