quinta-feira, 23 de fevereiro de 2006

Laranja Mecânica

Diário Digital|Porto: 12 adolescentes suspeitos de ter morto homem A grande e chocante notícia do dia parece ser a dos adolescentes, com idades compreendidas entre os doze e os dezasseis anos, que no porto apedrejaram um sem-abrigo e o deixaram ao abandono, acabando por esconder o cadáver. É uma daquelas notícias que nos deixa sóbrios. Habituados como estamos a ver as crianças como inocentes, este tipo de crimes choca até à medula. Brevemente assistiremos a infindáveis discussões sobre a influencia dos media, sobre a exclusão social e sobre a frieza das sociedades modernas, onde jovens deseraizados desenvolvem comportamentos altamente anti-sociais. Psicólogos e outros especialistas em desenvolvimento infantil dissecarão este acontecimento até à exaustão. Cá por mim, gostaria de relembra que a teoria do bom selvagem é bastante recente, e é desmentida pelo historial de violência presente na medula da humanidade.

Outro pormenor arrepiante é relembrar o filme de Kubrick, Laranja Macânica, distopia futurista sobre uma juventude hiperviolenta.

2 comentários:

Anónimo disse...

qdo ouvi de manhã, nem queria acreditar. lembrei-me dos apedrejamentos q ainda se realizam a mulheres. afinal, a civilização não está aqui. estás a ficar bonito.

Artur Coelho disse...

?