terça-feira, 10 de janeiro de 2006

Habitats O´Neill

Image hosted by Photobucket.com

The Space Settlement Art Gallery

Para quem ficou com a curisidade aguçada pelas referências aos Habitats O'Neill, aqui vai uma página dedicada a visões possíveis de futuras estações espaciais. A imagem ilustra um O'Neill: um habitat cilíndrico, que giraria continuamente sobre o seu eixo, gerando assim gravidade interna. Toda a superfície interior do habitat poderia ser aproveitada; devido às grandes dimensões do habitat e à força da gravidade exercida contra as paredes circulares, não haveria tecto. Todo o espaço interior do cilindro poderia ser aproveitado para casas, industrias, instalações agrícolas e outros serviços. A energia para o habitat seria fornecida pelos gigantescos paineis solares que ladeiam o cilindro. A teoria era a de que um habitat destes poderia albergar dezenas de milhar de habitantes. O nome deriva de Gerard O´Neill, o engenheiro que os delineou.

Um O'Neill, tal como os outros designs de estações espaciais, poderia ser colocado em órbitas planetárias - o que implicava gastos de energia para manter a órbita estável contra a atracção gravitacional planetária, ou poderia ser colocado em pontos de Lagrange - locais onde as atracções gravitacionais de dois corpos celestes se anulam.

Na página podem também vislumbrar outras interessantes concepções - as estações toroidais (como a estação espacial do filme 2001 e as esferas de bernal. Parecem ficção científica, mas não o são. Estes projectos decorreram de estudos nos anos sessenta e setenta, efectuados por cientistas dedicados à exploração espacial. São construções plausíveis, se houvesse quem se decidisse a pagar a astronómica conta da construção destes habitats (isso já entra no campo da mais pura fantasia). Na nossa realidade, o que cautelosamente vamos construindo em órbita terrestre já é uma grande vitória.