segunda-feira, 7 de novembro de 2005

Cataplana de Carne



Por hoje, neste post escrito a pensar nos prazeres da carne, estou disposto a desvendar um dos meus segredos culinários: a cataplana.

Antes de mais, precisam de saber que para preparar esta receita precisam de um tacho especial - a cataplana, utensílio de cozinha muito versátil que geralmente associamos ao algarve e ao marisco mas que permite cozinhar um pouco de tudo. Sem ela, não se safam.

Cataplana de Carne

Carne (Frango, Pato ou borrego)
Pimento Amarelo
Pimento Laranja
Cebola
Tomate
Louro
Sal
Pimenta
Molho de tomate
Folhas de manjericão
Bacon
Chouriço
Caldo Knorr
Azeite
Vinho Branco

Fazer esta receita é um exercício de simplicidade. Começar por colocar na cataplana a carne; em cima da carne, cortar as cebolas às rodelas, o tomate aos bocadinhos, e os pimentos em tiras fininhas (ou aos bocadinhos, também dá). Colocar duas folhinhas de louro e duas folhinhas de manjericão (se o tiverem à mão). Temperar com sal e pimenta a gosto. Cortar e juntar umas rodelinhas de chouriço (dão um toque especial ao sabor) e uns nacozinhos de bacon (não vai alterar o sabor mas a gordura vai engrossar o bacon). Não esquecer o molho de tomate - se se usar apenas o tomate fresco, o sabor vai ser um pouco àcido) e o caldo knorr para reforçar o sabor. Regar abundantemente com azeite e vinho branco. Fechar a cataplana e deixar ir ao lume brando durante cerca de três quartos de hora. Para acompanhar, servir com umas batatinhas de preferência também cozidas na cataplana, com toda aquela mistela a dar um sabor maravilhoso à carne e às batatas.

A cataplana é bastante versátil, e permite cozinhar uns pratos interessantes. Geralmente associamos a cataplana ao marisco, mas isso é um erro. A cozinhar peixe ou carne, a cataplana permite obter sabores deliciosos. Há uma variação desta receita, com polvo, que é uma delícia. Prometo que muito em breve aqui a deixo.