quarta-feira, 19 de outubro de 2005

Time out

Reuniões. Trabalho. Reuniões. Há dias em que se torna dolorosamente claro que não somos donos do nosso tempo.

Citação retirada ao centro de recursos da minha escola: uma luminária cujo nome nem me interessa escreveu que "o computador nunca irá substituir os livros, pois nunca nos poderemos empoleirar numa disquette para chegar a uma prateleira mais alta". Uau. Que sapiência. Aposto que o literato fraseologista não contou com as drives flash (as pen disks). Com os cd-rom e dvd-rom. Nítidamente, a frase foi escrita nos arcaicos tempos das disquettes de 5 polegadas. Essas, que eu sei que existiram mas nunca vi nenhuma.

Ah, e ainda temos os leitores de livros electrónicos. Digamos que o computador não substitui os livros… antes adaptou-os. Ou melhor, assimilou-os. We Are Borg You Will Be Assimilated.

Assimilado estou eu pelo excesso de trabalho. Não pelo excesso de trabalho que dá gosto - o ensinar os miudos a pintar e a desenhar, o trabalho que dá ajudar os alunos a criar trabalhos imaginativos. Não, nada disso. O meu cansaço advém das toneladas de papeis que um director de turma tem de produzir.

Papeis que são reformulados todos os anos.