domingo, 9 de outubro de 2005

B Movie Blues



Talvez tenha alguma coisa a ver com o mês de outubro, o mês em que se aproxima a temerosa noite que antecede o dia de todos os santos; noite essa em que devemos evitar sair de casa, e se o fizermos, devemos evitar as encruzilhadas, pois é nessa noite que as almas perdidas regressam, momentâneamente, para assombrar os nossos sonhos e pensamentos. Talvez seja da chuva, que finalmente começa a cair, com estes fins de tarde nostálgicos em que a escuridão da noite suavemente se impõe num céu de nuvens cinzentas. A verdade é que estou a entrar numa onda retro-nostálgica, especialmente centrada em literatura de terror clássica (já ando a pensar seriamente em reler Arthur Machen) e iconografia de filmes de série B.

Para partilhar convosco este meu novo vício, caríssimos e raríssimos leitores, vou dedicar este texto a uns links que certamente acharão deveras interessantes. Para começar, nada como uma musiquinha space-age, sons muito cool temperados por um theremin (aquele instrumento que produz aqueles ruídos inquietantes nos filmes de terror clássicos). Vão a Music from Outer Space by Frank Comstock, e descarreguem alguns dos mp3, para mergulharem num mundo feérico que nos remete para aqueles filmes fantásticos dos anos 50.



A blogoesfera está carregada de blogs dedicados exclusivamente ao cinema de série B e a iconografia nostálgica. Sugiro que começem pelo Bubblegumfink - é um blog fascinante, cheio de delícias visuais, textos provocadores e nostalgias esquecidas. Mais dedicado à temática dos pulps, especialmente aos fumetti e romances de aventuras alemães, o Groovy Age of Horror permite muitas horas passadas com fantásticas curiosidades de uma cultura pop esquecida. E como gosta de de dedicar a temas específicos, não percam a impossível quantidade de informações que serão publicadas este mês sobre Frankenstein. O português Blog by the Cemetery também costuma ter alguns posts interessantes.

O blog Dark but Shining está a comemorar a aproximação do halloween com uma série de posts sobre monstros, onde podemos encontrar textos sobre Frankenstein, o Lobisomem, ou Scylla e Caribdis, entre outros. É de leitura obrigatória.

Os comics também são um vector de transmissão de cultura pop: sugiro o Jack Kirby Comics, dedicado a um avô dos comics; Comic Treadmill, outro blog dedicado a comics clássicos, variante super-heróis; e Yet Another Comics Blog para os comics mais recentes.



Ler é uma coisa, ver é outra. O excelente O Zombie Comeu o Meu Blog está carregadinho de notícias sobre os últimos filmes do género terror/fantástico. Para os fabulosos filmes de série B, recomendo o Exclamation Mark's B-Movie Reviews, perfeitamente dedicado aos mais obscuros filmes de série B.

Para terminar, dois divertimentos: um blog muito especial, e uma revista. O blog é o Dracula Blogged, com um conceito original: publicar o Drácula original de Bram Stoker, em ordem cronológica. Quem já leu o livro original, sabe que foi escrito na forma de apontamentos nos diários dos vários personagens do livro. Tudo o que este blog está a fazer é a colocar online os excertos de diários que formam os capítulos de Drácula, como se fossem post num blog. Back From The Depths representa tudo o que há de mais fenomenal nestes arrepios de série B: uma colecção de imagems perfeitamente kitsch com figuras tão aterrorizantes como palhaços zombies, esqueletos, muitos esqueletos, e figuras tenebrosas cujo rosto denota a felicidade que têm em desenterrar cadáveres frescos sob a luz pálida da lua.