sexta-feira, 15 de julho de 2005

28 horas

Educare | Ano Lectivo Começa Mais Cedo
Portal dos Professores | O novo ano lectivo

Tive esta manhã a oportunidade de ler o despacho enviado pela ministra da educação às escolas, com a calendarização do próximo ano lectivo. Primeira ideia a salientar: para além das 22 horas lectivas, os professores terão de permanecer mais horas na escola, estando essas horas contempladas nos seus horários, a perfazer um total de 28 horas por semana. Embora seja uma medida que me irrite, não posso dizer que discorde. Todos sabemos que o nosso horário é realmente de 35 horas, e pergunto-me quem é que realmente utiliza a componente não-lectiva para desenvolver trabalho. Infelizmente, bem se sabe que boa parte das pessoas não o faz, o que torna qualquer reclamação sobre esta medida indefensável. De certa maneira, esta medida vai-nos obrigar a mostrar o que fazemos. Pena é que a generalidade das escolas não ofereça condições para este género de trabalhos.

Outra ideia a salientar: as interrupções lectivas não deverão ultrapassar os cinco dias úteis para os alunos, o que implica que iremos perder as mini-férias de natal e páscoa. Nesses cinco dias, teremos de fazer as avaliações, uma vez que os conselhos de turma não devem ser realizados em tempo lectivo. Também não há outras interrupções do calendário lectivo, para além destas. É sempre a andar, meus senhores. Se o ministério paga, há que labutar de sol a sol.

As aparições públicas da ministra da educação costumam pautar-se por uma imagem apagada e incerta, que faz pensar que seria fácil fazer picadinho dela. Mas vejam bem as ordens que saem do ministério, e digam lá se esta mulher tem ou não tem tomates? Só pode, para fazer o que nos anda a fazer.

Última ideia: já que para o ano vamos andar todos feitos zombies, a deambular pelas salas de professores das escolas deste país, vejam o filme de Danny Boyle, 28 Days, uma homenagem a todos os filmes de zombies e gore que me surpreendeu pelo seu carácter mainstream.