Tenho andado ultimamente a ler outros blogs, blogs portugueses, para combater a minha assumida iliteracia lusitana. Podem encontrar os resultados das minhas leituras na anárquica lista de links para blogs que anda algures por esta página.
Cliquem e visitem, vão descobrindo o que há e o que se faz. Mas gostaria de salientar alguns blogs que ultrapassam a normalidade do post a queixar-se/congratular-se ou do post em luta contra o tédio que caracteriza a maioria dos blogs (o meu incluído). São blogs que sabem bem ler, porque... quem é que resiste a umas bem escritas boas linhas de texto? Clicar nestes blogs é como sentir o cheirinho que vem de uma cozinha onde se aquece um belo e suculento prato. O lento carregar da página (a minha ligação não é coisa que se veja, muito por culpa da minha preguicitis agudíssima) aguça o apetite para as iguarias que se devoram mal o browser conclua o carregar da página.
Rititi O Rititi foi um blog que descobri ao saber que ia ser editado em livro. Descobri, e gostei, a sua prosa rosa-choque, rosa feminino e choque, porque, enfim, choca, o que é uma virtude; O Xanelcinco pareceu-me um blog de felizes vaidades, enquanto o Sem Pénis Nem Inveja mistura a prosa rosa-choque de um Rititi com algum erotismo do ponto de vista feminino. E se o olhar erótico da mulher é puro erotismo, o olhar erótico do homem, por muito que este se esforçe, cai sempre na pornografia. Mas sempre. É daquelas coisas à homem... subtilezas que se lixem! Estes três blogs que destaquei têm algo mais em comum do que o facto de serem blogs. São blogs no feminino, escritos por mãos delicadas perfeitamente capazes de esmurrar o mais bruto dos machos. Mais na óptica portuguesa do "mandar bocas" (sim, em sei, a gramática proíbe-me estas expressões) encontramos o divertido Frangos Para Fora, cheio de comentários que reduzem o mais autoconfiante à humildade; também lemos a verdadeira razão pela qual não me caso, no blog Vida de Casado, que retrata a doce vida conjugal na perspectiva das trincheiras de uma sangrenta guerra sem quartel. E, para salientar uma pitada mais anglo-saxónica neste post sobre blogs em língua lusa, estou a dar mais atenção a um blog que encontrei durante as minhas explorações pelos blogs de mp3, o Locust Street, misturando música de época a textos bem pesquisados que também sabem bem ler.
Outros blogs a explorar: Médico Explica Medicina a Intelectuais e Dragoscópio
E cá vão, estes links para a concorrência ao meu entediante intergalactic. Vou alterar o slogan para algo do género: mais um daqueles blogs escritos por um convencido que pensa que sabe tudo e que é um àrbitro dos gostos e valores. Um Petrónio dos tempos modernos.