quinta-feira, 12 de maio de 2005

O Quetzal Sonhador II

2.

Foster apresentara-me a uma mulher de olhos impressionantemente verdes chamada Clara. Alguma da sua caótica geometria estava agora pregada à parede do meu quarto, ao lado dos relógios a escorrer de Dalí, ( o símbolo da minha doença ) debaixo dos círculos e linhas de Schwitters. ( o símbolo da minha cura impossivel ) Aparentemente, tinha sido ela a primeira a chegar à cidade coberta de selva. E ela parecia acreditar que tinha a missão sagrada de ajudar a selva a enterrar as desertas ruas brancas num oceano de lianas verdes e quetzais chilreantes.Ela tinha passado o seu tempo na cidade a ajudar a selva a progredir, plantando flores. Tinha sido graças a ela que a principal avenida da cidade se encontrava coberta por um espesso tapete de flores.

Foster viera depois, quando o seu planador apanhara uma corrente de ar adversa e se despedaçou num dos campos de flores criados por Clara. Se Clara vivia em harmonia com a natureza, Foster era o protótipo nato do homem industrial. Depois de tentar (sem grande sucesso ) reparar o planador, Foster começou a percorrer toda a cidade em busca de gasolina, e meteu mãos à obra na construcção de um monumento à industria perdida, à era desaparecida da máquina. ( o monumento consistia essencialmente numa pirâmide feita de automóveis.Após Foster ter terminado, viera Clara e a pilha de metal transformou-se numa pirâmide de flores. ) Depois, recorreu a escrever frases nas paredes das casas. Quando se cansou, tentou recuperar com os papagaios a qualidade de homem alado que perdera. Nitidamente, estava a enlouquecer. Cada novo papagaio era mais exótico e elaborado que os que o antecederam. No entanto, continuavam a ser capazes de voar, acompanhando os quetzais nos céus azuis.
Foster chamava Evelyn a Clara. Quando lhe perguntei a razão, disse-me que Clara/Evelyn nunca revelava o seu verdadeiro nome. "Às vezes, nem eu me lembro do meu nome. ", dissera-lhe Clara/Evelyn.
Pouco depois de eu ter chegado, Clara/Evelyn partiu. Aparentemente, considerava a sua missão terminada, e partiu em busca de um lugar apropriado para recomeçar o trabalho