sexta-feira, 1 de abril de 2005

Sexta Feira

Já é sexta feira? Que bom/que seca. Numa semana normal, seria óptimo. Finalmente sexta, prenuncio de dois dias sem trabalhar (pelo menos, em teoria). Mas nesta sexta feira, o prenuncio é de mais semanas de trabalho... as férias da páscoa estão a acabar-se.

A vida de professor tem muitas desvantagens. Os alunos mal comportados, os alunos que têm cepos no lugar onde normalmente estaria o cérebro. As burocracias. O ordenado. As reuniões (esta é uma desvantagem que eu particularmente detesto). As deslocações casa-escola. E tantas, tantas outras... basta falar com um prof ou dois. Somos uma classe profissional particularmente lamechas.

A vantagem são as férias. Enquanto o resto da humanidade já se dá por sortuda se tiver três ou quatro semaninhas por ano, as nossas férias acompanham as férias dos alunos. Claro, qualquer coisa que ultrapasse as quatro semanas legais não é classificado como férias, mas sim como pausa lectiva. Pessoalmente noto pouco a diferença. Mas não me estou a queixar...

Claro que há sempre trabalho, mas é mais leve. Nisso, o nosso tempo de trabalhos nas férias dos alunos é muito parecido com um emprego normal. Tipo finanças de mafra, onde poucos dos funcionários parecem realmente trabalhar. Ou outros empregos onde se trabalha, tranquilamente sentado numa secretária.

Merecemos bem as poucas benesses que temos. E se alguém reclamar, ameaçem-nos que terão de aturar os filhos deles vinte e quatro horas por dia. Vão ver se não mudam de opinião, e até se esforçam para que nos aumentem o ordenado...