segunda-feira, 7 de fevereiro de 2005

Concursos de Docentes

Página do Ministério da Educação

Demo do "sistema inteligente"

Testei agora o novo sistema inteligente de concursos, apregoado pelo ministério da educação como o milagroso salvador do pântano de confusões que são os concursos de professores. Não fiquei muito surpreendido - é mais uma aplicação em asp feita por engenheiros informáticos estéticamente inaptos... mas competentes em algoritmos.

Que me desculpem, mas aquele cinzento e aquele verde...

Eu gostei do sistema do ano passado. Não do backend, que tantas confusões deu, mas o frontend, as páginas da dgrhe com os formulários de candidatura. Eram intuitivos, de fácil preenchimento, visualmente coerentes (replicavam os anteriores formulários em papel, o que facilitiva a vida a quem está pouco habituado a formulários web). Do meu ponto de vista de utilizador, a minha crítica vai para a infernal falta de capacidade dos servidores do ministério - algo que a ministra prometeu resolver. A ver vamos.

Espero, sinceramente, que corra tudo bem. Seria inadmissível mais uma confusão como aquela gerada no ano passado - assustadora e vergonhosa incompetência. Eu não me queixei muito, pois como QZP tinha sempre a colocação e o ordenado assegurado. Para mim, foram férias prolongadas a expensas do erário público. O que éticamente é insustentável - os contribuintes a pagarem a professores para nada fazerem. Mas foi o que aconteceu, graças às competências das cabeças pensantes que pululam nos corredores dos ministérios (essas sim, são régiamente pagas para fazerem o que fazem).

Se correr tudo bem, óptimo. Senão, a ver vamos... vai ser outro festim mediático, outra ridicularia como no ano passado. Os media agradecem, é sempre bom haver notícias escaldantes. E os professores também. Gostamos muito de ser enxovalhados.