Analog Science Fiction Science Fact magazine cover art: Clássicos pulp.
Just How Big Is Romantasy, As A Genre?: Quem já segue as tendências literárias do fantástico pop sabe bem como é que estas coisas funcionam. Um sub-género torna-se de repente imensamente popular, vende livros como pão quente e faz brotar autores como cogumelos após as chuvas, e pouco tempo depois é esquecido. É natural, faz parte dos ciclos da cultura pop.
Entrevista com a equipa de «Cadáver Requintado»: Suspeito que os leitores portugueses que pegarem neste livro não sabem bem no que se estão a meter. O livro é sublime, e revoltante, é preciso ter um estômago muito forte e um sentido bem formado do valor da ficção para apreciar esta bomba literária.
The Best 20th Century Chinese Fiction Books, recommended by Lijia Zhang: Ficções para nos ajudar a compreender o zeitgeist chinês.
The Mainstreaming of Literary Kink: De leituras envergonhadas a mais um lucrativo nicho de negócio literário.
Crítica a «A Dama Pé-de-Cabra», de Alexandre Herculano: Ao contrário do que está explícito nesta crítica a um dos grande clássicos da literarura negra portuguesa, na verdade até há uma boa tradição de ficção fantástica e sobrenatural no corpus das lendas orais portuguesas, mas é pouco conhecida, e não muito usada pelos escritores do género.
Ralph McQuarrie concept art for Battlestar Galactica (1978): By your command.
The Backlash Against Generated AI Is Gaining Steam: Estamos a começar a ficar cansados da forma como nos estão a impor uma ferramenta imperfeita, vendida como incrível e alteradora de paradigmas, mas cujo uso nos ambientes reais se parece resumir à desresponsabilização e indolência humana.
Google embraces AI in the classroom with new Gemini tools for educators, chatbots for students, and more: Há aqui uma boa notícia, a disponibilidade do Notebook LM para os alunos de escolas que usem o workspace. De todas as ferramentas de IA generativa a uso, esta é a única que realmente serve para ajudar a aprender, pela forma como está estruturada.
Hollywood’s pivot to AI video has a prompting problem: Ou melhor, aqueles que acham que basta uns prompts para fazer um filme (já nem digo um bom filme) não só não percebem nada de cinema, como a sua noção de bom filme deve oscilar entre os pastelões de ação e os filmes românticos da Hallmark (sim, é todo um género).
Free Lunch Is Over for the AI That Broke the Web: Isto faz lembrar um pouco a história do Al Capone - acabou preso não pelos crimes violentos que cometeu, mas por fraude fiscal. Agora são as empresas de IA, esse gangsters do século XXI, exímias em abusar do trabalho dos outros sem pagar um cêntimo, a ser apanhadas por quem suporta a infraestrutura da internet.
Racist videos made with AI are going viral on TikTok: Já me deparei com eles. Antes que comecem os discursos moralistas, só pergunto: mas do que é que estavam à espera? A história da internet, com os trolls sempre a espreitar e vociferar debaixo das pontes, não vos ensinou nada?
Pluralistic: How much (little) are the AI companies making? (30 Jun 2025): Está a ficar claro que o negócio da IA é uma bolha financeira insustentável. Consome rios de dinheiro sem oferecer verdadeiros produtos em retorno; apregoa sempre ser disruptiva e revolucionária, mas no mundo real não parece servir para mais do que idiotas convencidos que percebem de arte gerarem imagens foleiras, alunos cabularem e legiões de trabalhadores de escritório demasiado preguiçosos ou incompetentes para pensar fingirem capacidades cognitivas que na verdade não só não têm, como as poucas que têm começam a atrofiar.
People are using AI to ‘sit’ with them while they trip on psychedelics: Coisas que enquanto são lidas, temos uma voz na cabeça a gritar "mas que raio estão a pensar, isto tem tudo para correr mal".
Inside India’s scramble for AI Independence: A soberania digital requer fortes investimentos, mas é o caminho que tem de ser seguido, a menos que queiramos um futuro em dependência de um punhado de empresas controladas por oligarcas globais.
Nobody Cares If Music Is Real Anymore: Bem, isto sempre foi verdade, a indústria musical sempre viveu disto, da música a metro, dos clones pop desenhados por comité interno, da promoção do fácil e do mau como sucesso. O que a IA Generativa traz a esta equação é que finalmente, os produtores de música já não têm de pagar a músicos.
Neither AI nor E Ink can make touchscreen trackpads a good idea: Confesso, quando vi esta inovação cocei intensamente a cabeça, matutando para quê. É que são três coisas que fazem zero sentido num trackpad - meter-lhe IA (porque diabos?), usar um ecrã (mas eu quero olhar para o ecrã que o computador já tem), e usar esse ecrã para mostrar texto (que informação pertinente seria essa que um simples aviso no computador não é suficiente para mostrar).
iOS 26 can freeze your FaceTime video if it detects nudity: Num tempo em que os níveis da mais elementar boa educação interpessoal parecem em queda, esta é uma opção que faz sentido. Note-se que é mesmo opção, é preciso ligá-la, e parece estar pensada para que os pais fiquem um pouco mais descansados com as comunicações das crianças.
Trimmed With Scarlet: Um tipo de imagem que no passado, faria corar.
A Primer on Russian Cognitive Warfare: Uma análise profunda das estratégias de desinformação e propaganda russa.
The fight for Europe's future: Não parece, pela forma leviana como não olhamos para estas questões, mas estamos a viver um momento muito complexo. Proclamamos a Europa enquanto bastião da democracia e humanismo, enquanto sentimos a profunda erosão que a extrema direita está a trazer.
Scientists Investigate What Happens If You Snort Moon Dust: Ah, estes títulos do Futurism… não é bem o que estão a pensar, e sim, faz todo o sentido, se queremos desenvolver uma presença lunar temos que conhecer os efeitos que a poeira terá no corpo humano.
No son cazas, son aviones del Gobierno de Eslovaquia: el día que un Airbus A319 y un Fokker 100 se robaron el show: Confesso, suspeito que as leis da física se queixaram de violação e desrespeito perante a forma como estes aviões foram pilotados.