domingo, 13 de julho de 2025

URL


Art by Ray Feibush from Science Fiction Monthly Vol 2 No 12 1975
: Clássicos. 

¡Feliz día del Orgullo Friki! Cinco geniales ideas para celebrar la cultura friki: LEGO, libros, mangas y mucho más: Sabes que atingiste um pico capitalista quando gastas um balúrdio para poder montar o logotipo do star wars em Lego. 

The Sandman Showrunner on Decision to End Series, Neil Gaiman Factor: Gaiman tornou-se extremamente tóxico. Não só pelas suas ações, condenáveis, mas pela hipocrisia de sempre se ter mostrado publicamente como benévolo, progressista, acessível e figura simpática. Este é talvez o maior fator de rejeição, a falsidade tornada evidente. Confesso que não planeio regressar a Sandman, nem aos restantes livros, tão cedo (e não sou daqueles que anula a obra de um criador só por ele ser um fdp na vida real). 

Uma longa Saga: Muito longa, deveras. Confesso que não partilho do entusiasmo por esta multi-premiada série (mas reconheço a qualidade), nas leituras que fiz de alguns volumes não me tocou. 

The Best H.P. Lovecraft Books, recommended by Jeffrey Weinstock: Bem, todos, diz este fanboy lovecraftiano. Mas o que me perdura nas emoções é o Dream Quest of Unknown Kadath, que li na edição clássica da Livros B, e representou o meu ponto de entrada no universo do bardo de Providence. 

Adapting Paul Auster’s “New York Trilogy” To Graphic Novel Format: Fico curioso com o resultado deste projeto. 

Amadora BD 2025 - Datas e conteúdos: Começam a sair as primeiras novidades sobre a edição deste ano do Amadora BD. 

art of Gary Viskupic: FC surreal. 

Gemini in Chrome feels like a small step toward Google’s agentic era: Os primeiros serviços de IA como assistente estão a chegar aos navegadores. 

When Does an AI Image Become Art?: Certeira, esta entrevista, que mostra bem qual o lugar da IA no mundo artístico. Não é uma postura de rejeição, afirmando-a como ferramenta com intencionalidade de usos. Ou seja, bem além do mero promptismo que deixa toda a gente a achar-se artista. 

What AI Thinks It Knows About You: Quando as técnicas estatística complexas e a propensão humana para o antropomorfismo colidem. 

Google AI Edge Gallery: qué es y cómo instalar esta app gratis y de código abierto para usar modelos de IA locales y grátis: Estou intrigado, tenho de ir testar. Esperemos que seja compatível com os meus androids esquecidos no fundo da gaveta. 

AI Cheating Is So Out of Hand In America’s Schools That the Blue Books Are Coming Back:  isto mostra uma total quebra de confiança entre professores e alunos, sabendo-se a forma como o uso indiscriminado de chatbots para desenrascar trabalhos escolares está a alastrar. 

La UE quería que Pornhub y otras webs porno verificaran la edad de sus usuarios. Ahora está descubriendo la cruda realidade: O controle de idade das plataformas online é uma piada triste. E tem consequências, com a exposição nas idades formativas das crianças e adolescentes ao pior da objetificação sexual da mulher. Esta falha é intencional, porque incentiva e alarga o modelo de negócio destas plataformas. 

Tenemos un grave problema con los centros de datos. Y el ex CEO de Google quiere construirlos en el espacio: Quando os recursos do planeta se mostram insuficientes, olha-se para a órbita. 

This AI Is My Dance Partner: Novas formas de criação artística, possibilitadas pela IA. 

Amazon Programmers Say What Happened After Turn to AI Was Dark: A automatização via IA imposta pelos gestores trouxe mais trabalho com prazos mais apertados, distribuído por menos pessoas. É o velho sonho capitalista de extrair o máximo de valor com o mínimo de compensação. 

Las grandes empresas de IA han declarado una guerra soterrada a un pilar de la educación: el profesorado humano: Aqueles que acham que a IA substitui os professores, com docentes virtuais munidos de infinita paciência e explicadores dos mais complexos conteúdos, não só não compreendem o que é a Educação, como a sua noção de aprendizagem se resume a marrar para testes e exames. As crianças não são mecanismos treináveis, são pessoas com a sua miríade de personalidades, interesses e problemáticas. E, como professor, depressa aprendi que o que de mais importante e perene ensino não são os conhecimentos factuais, as "matérias". Essas desvanecem-se na memória dos meus alunos, tal como as que me transmitiram se desvaneceram na minha memória. A memória humana não funciona como um disco rígido, onde se inserem dados para recuperação posterior. O melhor que lhes transmito é o entusiasmo que transmito pelas áreas que ensino, as experiências de aprendizagem que proporciono, as atividades que concebo e os deixam a sorrir com o que conseguiram. O acompanhar, sorrir e ralhar quando é preciso (parte da função da Escola é compreender os limites sociais na relação entre o eu, os outros e a sociedade). Esta mecanização da aprendizagem via a explicação automatizada via IA espelha um velho debate educativo, entre visões instrucionistas e construtivistas. As primeiras centram-se no estudo direto, no exercitar mecanizado, na aquisição de matérias e factos. As segundas, no experimentar, testar, imaginar e criar. Claramente me situo na segunda corrente, mas na verdade complementam-se - sem conhecimentos elementares, não temos substrato suficiente para imaginar e criar. Alheando das disputas sobre a IA na educação, estas ferramentas têm a sua utilidade. São é um dos meios ao nosso dispor, não o único caminho a seguir. 

"Learn to Code" Backfires Spectacularly as Comp-Sci Majors Suddenly Have Sky-High Unemployment: Não diminuiria a importância dos movimentos de incentivo à aprendizagem da programação por causa disto. No lado meramente utilitário, sim, obviamente que uma subida no número de programadores tem efeitos no mercado laboral. Mas aqui, há que recordar o papel da automatização, dos gestores imporem o código gerado por IA para não terem de pagar a programadores. Para mim, o "learn to code" é mais profundo, é dotar as crianças de meios que lhes permitam crescer com uma compreensão mais profunda do mundo digital em que vivemos. "Não quero que sejam programadores", digo às minhas turmas nas muitas aulas em que trabalhamos com programação. "Quero que percebam como é que isto funciona, para não acharem que as coisas com que lidam acontecem por magia, não têm de ser experts, mas têm de perceber a lógica disto". 

Google quietly released an app that lets you download and run AI models locally: Confesso que está a ser uma experiência divertida, usar esta app num telemóvel já velhote que tinha de parte. Demora entre 2 a 10 minutos a gerar resultados, mas são bons (não por a app ser lenta, notem que estou a usar um Samsung de gama média com sete anos, milagres de processamento não são possíveis). 

Excalibur pinups by Alan Davis and Paul Neary: Onde o humor negro britânico chocou com os super-heróis americanos. 

The Popes' Last Warship: Recordar um tempo (não muito distante) em que o poder papal era também territorial, dispondo até de uma marinha de guerra para, beatificamente, afundar os seus inimigos. 

The Era of Thrash: Os efeitos devastadores que as alucinadas políticas trumpistas estão a ter na economia americana - e, por extensão, com repercussões globais. 

Why Are We Still Obsessed With Pompeii?: Diria que essencialmente, por ser um riquíssimo vislumbre de um mundo há muito desaparecido. 

Internet Archive Blogs Spotlights Rhapsody in Blue: A possibilidade de ouvir a gravação original desta fabulosa sinfonia de Gershwin, com o próprio compositor a toca, em domínio público. 

Chartbook 387: What fires burned at Auschwitz?: Retratar o holocausto como uma epítome negra da industrialização, com a mecanização do genocídio, tem sido um hábito intelectual. No entanto, os dados contrariam esta visão. 

El equipo de la Voyager 1 logra recuperar unos propulsores que llevaban veinte años fuera de servicio: Há engenharia… e há Engenharia, que isto de reparar motores em naves que estão a ultrapassar os limites do sistema solar é um feito tremendo. 

The Librarians Who Helped Win World War II: O papel, mais decisivo do que se espera, de bibliotecários e arquivistas nos combates. Desde perceber que os nazis estão a desenvolver armas atómicas a partir de artigos em publicações científicas aos recursos dos arquivos de antigos mapas, que forneceram detalhes de zonas pouco conhecidas no teatro do Pacífico. 

Fantastic Phantom: the Records set by the McDonnell Douglas F-4: Uma aeronave clássica bonita, e notável pela sua capacidade de levar mais longe os limites. 

Everyone Sees Color Differently: Os dilemas da cor, entre propriedade física e a percepção visual. 

Why Did Rome Fall? (It’s Complicated): Olhando para trás, as fraturas da História parecem-nos claras. Mas para quem as viveu, não as sentiu como a quebra que posteriormente percebemos que foi.