William Shelton (1964). Largada para o Infinito: A História de Cabo Canaveral. Rio de Janeiro: Fundo de Cultura.
Um mimo para quem se interessa pela história dos primórdios da era espacial. Este livro reúne as impressões de um jornalista que acompanhou o estabelecimento da base especial de Cabo Canaveral e testemunhou os primeiros testes de foguetões americanos, desde as V-2 convertidas até ao lançamento das sondas espaciais Pioneer.
É uma descrição detalhada dos vários projetos que o jornalista acompanhou, detalhando a realidade da investigação e desenvolvimento de foguetões, um processo cheio de altos e baixos, com muitos acidentes e explosões. Um caminho árduo até à progressiva normalização dos lançamentos espaciais. Esse espírito pioneiro, de resiliência face às dificuldades e aos falhanços é bem capturado nestes textos.
O livro termina na viragem para os anos 60, com os relatos sobre os lançamentos dos satélites Explorer e sondas Pioneer. Visto do nosso tempo, esta histíoria é um preâmbulo para o momento mais glorioso da era Apollo e de todo o processo de desenvolvimento de lançamentos tripulados. É, também, uma obra que nos recorda o enorme otimismo dos primeiros passos que nos levaram ao espaço.