domingo, 10 de novembro de 2024

URL


Fugitive Of The Stars
: Confesso-me curioso por perceber que coisa se passa ali.

Cinepop regressa para mais uma temporada de cinema: Registo aqui o regresso da temporada de cinema de culto geek, e espero ter tempo para vir à cidade rever algumas películas. Time Bandits, War Games e Eyes Wide Shut são as minhas escolhas. E, talvez, Gremlins? Malta dos diálogos slow blogging, espero conseguir ver-vos por lá.

Leituras da Semana (#34 / 23 Set 2024): Momento meta - sugerir um artigo de leituras num artigo de leituras. As seleções do João Campos, hiperfocado no fantástico e no pop, valem a pena (e seria injusto surripiá-las).

Picard’s Famous Tea Cup Is Coming Back, Years After It Was Discontinued: E eu… quero!? Bem, na verdade há alguns anos tinha bastantes chávenas com este design da Bodum, mas sendo de vidro, e eu algo desastrado, não é difícil imaginar o que lhes aconteceu.

5106) O susto com o mundo: Susto, no sentido de assombro, ou o que nós fãs de FC convencionámos apelidar de sense of wonder.

Doctor Who: Famous Historical Figures Featured in New Book Series: O meu lado whoviano ficou muito curioso com estas novas leituras, na intersecção do universo de Doctor Who com a história da ciência.

The best books on The Lessons of History, recommended by Roman Krznaric: É uma frase batida, mas com razão, compreendemos melhor o presente, e o futuro, olhando para o passado.

Five Books That Conjure Entirely New Worlds: Vá, a Atlantic é uma revista respeitável e nunca se atreveria a falar de literatura fantástica. Mas se estes livros não rocarem o género, que mil macacos me mordam.

Fórum Fantástico 2024 - Sugestões de Leitura: As leituras do ano do João Campos. E, no post, um link para as da Cristina.

When Did Science Fiction Go From Niche To Huge?: A explosão da diversidade de oferta não é exclusiva à FC. É mal que aflige toda a cultura, da pop à erudita, e de facto tornou-se impossível que alguém consiga conhecer tudo o que se faz num dado campo, por muito de nicho que seja.

No correio (36): Provocação rápida - como isso, como é possível?

Muito se fala: Das agruras da arte narrativa. E eu, em modo IA, só juntaria os modos algorítmicos de construir histórias, combinando o acaso com a estatística da língua.

It's Full of Stars: Habitats futuros.

Restaurants Are Hiring AI to Pick Up the Phone When You Call: É um dos cenários clássicos para IA, labor intensivo mas rotineiro que é facilmente automatizável.

Kaspersky les ha instalado un nuevo antivirus a sus usuarios. Lo ha hecho por sorpresa y sin apenas avisos: Instalações subreptícias sem que os utilizadores se apercebam. Espera, esse não é o método de infeção por malware?

There's a killer app for Large Language Models: Certeiro. Uma forte razão pela qual os chatbots são tão sedutores em certos universos laborais tem a ver com a forma como automatizam rituais institucionais.

OpenAI Takes Its Mask Off: De non-profit dedicada ao desenvolvimento de tecnologia, a empresa que lucra sugando quantias inéditas de dinheiro dos investidores. A saga da OpenAI confunde-se com a ambição do seu fundador.

High School Is Becoming a Cesspool of Sexually Explicit Deepfakes: Cruzem uma tecnologia de capacidades inusitadas com adolescentes cheios daquela energia prevaricadora e rebelde, e isto é uma das consequências. Proibir estas tecnologias será impossível. Educar as crianças e jovens é essencial, bem como reforçar a diferença entre comportamentos aceitáveis e criminais.

AI Won't Take Your Job—But Not Using It Might: A Real-World Lesson: Não, a IA Generativa não é uma tecnologia revolucionária que muda tudo. Mas é uma importante ferramenta de apoio cognitivo nas nossas mãos.

First new music from Mozart in 250 years: Já ouviram falar disto. E agora, que tal ouvir esta serenata, inédita durante séculos? Afianço-vos que é um mimo.

AI Is a Language Microwave: Dos efeitos da IA na educação, ou a nada inesperada ideia de "para que é que vou queimar pestanas a fazer um trabalho, quando o chatGPT faz por mim, e isto serve só para eu passar na cadeira e ficar despachado desta chatice". Ou seja isto, condensado nesta fabulosa expressão: “Cognitive Miserliness of the User", que a IA traduz para português como "avareza cognitiva do utilizador".

Paralyzed Man Unable to Walk After Maker of His Powered Exoskeleton Tells Him It's Now Obsolete: É um dos problemas da robótica biomédica, e aqui nem se trata da obsolescência trazida pela falência da empresa que desenvolveu a tecnologia, trata-se mesmo de falta de vontade em manter o suporte técnico. É por isto que este tipo de tecnologias necessita mesmo de ser open source, para contornar estas práticas predadoras. Para alguém que dependa de um exoesqueleto para fazer o seu dia a dia, isto não é um mero incómodo, é um regresso à paralisia total.

AI cannot bring Brian Sewell back to life: Há os usos interessantes da IA Generativa. E depois há os que são idiotice chapada, como este - publicar críticas de arte geradas por IA, em nome de um crítico que já faleceu. Isto é um total e completo missing the point da crítica, que se baseia em ler, ver, fruir, e analisar. É tão pateta como aqueles que se deslumbram porque, nas suas próprias palavras, podem ter conversas com grandes pessoas do passado. Não, meu caro, se estás a falar com um chatbot treinado para parecer Einstein, não está a falar com Einstein. 

Welcome to Meta’s future, where everyone wears câmeras: A evolução no desenvolvimento de tecnologias de realidade aumentada tem um propósito muito óbvio - encontrar formas dos utilizares das suas apps alimentarem ainda mais a Meta com os seus dados. Ou seja, uma versão 2.0 dos glassholes.

Academic fraud endemic in published research, from photoshopped blots to AI slop: Se achavam que a IA na educação se resumia aos alunos passarem a usar os chatbots para fazer aqueles trabalhos chatos por eles, vejam o que se passa do lado docente.

What’s the Deal with AI Art?: O Hackaday assume uma posição sobre o uso de IA generativa no seu blog, e de caminho, acerta num dos problemas estéticos desta tecnologia: "AI-generated art’s cliche styles, which we fear will get old and boring after we’re all saturated with them".

En pleno boom de las renovables, los grandes bancos del mundo tienen otro niño bonito energético: la nuclear: As crescentes necessidades de energia, conjugadas com a necessidade premente de redução dos combustíveis fósseis, está a aumentar o interesse no nuclear.

Sorry, AI won’t “fix” climate change: E o seu gasto energético pode inclusive complicar a luta contra o aquecimento global. Até porque, dados os deslumnbres e os exageros sobre as reais capacidades da IA, "you need to develop a tool that does more than plagiarize journalism and help students cheat on homework before you can credibly assert that it will solve humanity’s thorniest problems, whether the target is rampant poverty or global warming". Se bem que, para ser justo, a IA generativa é que é distrativa, e o que é apenas uma pequena vertente da IA (sim, a sério)ocupou um espaço público desproporcional à sua importância, porque a capacidade das correntes técnicas de machine learning em analisar e gerir dados torna-as ferramentas econômica e socialmente úteis.

YouTube pulls songs from Adele, Nirvana, and others due to SESAC dispute: As tensões do acesso à cultura na era da digitalização da propriedade intelectual.

Asking the wrong questions: A melhor especulação científica é aquela que consegue não ser linear face ao seu tempo.

Battle for the Stars: Nulo realismo, mas muito estilo.

O calor mata milhares de pessoas na Europa: como se protegem Barcelona, Milão e… Lisboa: A cada vez mais premente necessidade de adaptar os espaços urbanos ao agravemento dos extremos de temperatura trazidos pelas alterações climáticas.

Llevamos décadas infraestimando el tamaño del sistema solar. 11 lejanos objetos son nuestra última prueba: Quanto melhor vemos, ou seja, mais rigorosos são os nossos instrumentos, mais as fronteiras do sistema solar se alongam.

Harry Beck’s Iconic London Underground Map Changed The Way We Look At Networks: Não há dúvidas que a genialidade deste designer revolucionou a forma como representamos redes.

10 Historical Pigments—and Their Surprising Origins—from ‘The Universe in 100 Colors’: As sempre fascinantes histórias à volta da história da cor.

What The Papers Say: Recordam-se daqueles tempos em que para nos mantermos informados, tínhamos que nos sentar a sujar as mãos com a tinta do jornal?

A Secret Diary of Mass Murder: Uma arrepiante recordação das atrocidades nazis, sob a forma do diário de um jornalista polaco que, na Lituânia, assistiu ao massacre sistemático de judeus.

CHIPMUNK COM FIM À VISTA NA FAP APÓS MAIS DE 70 ANOS A VOAR: Confesso que pensava que estas aeronaves se mantinham a voar apenas com propósitos de preservação. Mas tem a sua piada que futuros pilotos dos F-35 deem os primeiros numa aeronave dos tempos do pós-II Guerra.

Why Flight Attendants Hate People Who Crowd the Gate: Confesso que já fui mais piolho de porta de embarque do que agora sou. Porque de facto não vale a pena levantarmo-nos e fazer fila para a porta, não é por isso que deixamos de entrar na aeronave, ou que o embarque seja mais rápido.

En Japón muchos coches nuevos terminan en chatarra a los pocos años. Hay una palabra que lo explica: Shaken: Como usar o sistema legal e tributário apra criar incentivos que beneficiam as empresas que fabricam automóveis. 

Tim Walz Is Too Good at This: Um perfil do cativante político americano escolhido para ser candidato a vice-presidente, que mostra que a imagem popular de pai que se mexe, desenrasca, não perde tempo com coisas parvas e ajuda a comunidade não é falsa, sublinha também que é um político arguto (e toda a sua muito popular e cativante imagem pública sublinha isso).

Creíamos que las lenguas indoeuropeas llegaron literalmente a caballo. Estábamos equivocados: Nos ossos dos nossos ancestrais, pistas que colocam em causa a teoria mais consensual sobre a forma como a proto-língua indo-europeia se espalhou pela Europa.

The Paywall’s Final Frontier: Os dilemas da subscrição de notícias digitais. Por um lado, um modo de sobrevivência dos media de referência. Por outro, um problema, se nos recordarmos que a informação falsa é gratuita, mas a verdadeira e fiável, não está acessível livremente.

Solutions from Draghi Report for Reforming European Military-Industrial Complex: Gostaria de viver num mundo onde o investimento em defesa e armamento não fosse necessário. Não é o caso, e nós europeus, que tivemos uma pausa da história durante as décadas que se seguiram à II guerra, estamos perante um mundo perigoso.

NASA Analysis Shows Irreversible Sea Level Rise for Pacific Islands: As ilhas paradisíacas poderão num futuro próximo não passar de memórias submersas.

Si vas a un hotel en España el Gobierno sabrá tus datos: así es el inédito sistema de control masivo que prepara Interior: Ler a lista de dados que os hotéis e alojamentos espanhóis vão passar a ter de pedir aos seus clientes é arrepiante. E, talvez, em contravenção com as leis europeias de privacidade.