domingo, 29 de setembro de 2024

URL

 




Here’s the full piece I did for @novaandmali’s project A Hitchhiker’s Guide to Art History!
: Visões espaciais.

Humans Are Killable. The Alien Franchise Isn’t: Mais uma iteração de um filme que começou por ser uma obra genial com duas sequelas divertidas, mas agora é uma vaca de leite sobre-explorado por uma indústria cinematográfica que se refugiou nos mercados da nostalgia.

Express Elevator: Das dificuldades em antever futuros, quer na ficção científica quer na análise tecnológica e social. Socorremo-nos de cenários simplificados, mas esquecemos que o mundo real é complexo e cheio de interrelações muitas vezes inesperadas.

Star Wars‘ New History Book Treats It as Exactly That: A Guerra nas Estrelas tratada como se fosse História, promete ser uma leitura fora do comum.

frances farmer will have her revenge: Rever a experiência old media dos meios físicos, recordando os bons momentos, mas sem desprezar as possibilidades dos media digitais.

Avatar, Théophile Gautier: Uma obra do fantástico francês, disponível para leitura digital.

Archie Comics Is Getting Back Into Superheroes, and Taking It Seriously: Ah, só faltava esta, o octogenário adolescente de Riverdale também vai ser super-herói. Curiosamente, a Archie Comics também tem um conjunto de personagens deste género, mas nunca teve grande sucesso.

First International Poster For Megalopolis Has Been Released: Confesso, estou curioso com este filme. Pode ser imensamente interessante, pode ser um flop. Mas quero vê-lo.

The Metamorphosis of the Mad Scientist: As origens e evolução da iconografia pop do cientista louco.

Top Ten Japan All Time Best SF Novels: Algumas das obras seminais da FC japonesa.

Someone Is Watching. Is It God, or Your Boss?: Recordar um filme clássico, e no processo, refletir sobre a normalização da hipervigilância na sociedade contemporânea.

The Best Sci-Fi & Fantasy Novels, as Chosen by Fans: the 2024 Hugo Award, recommended by Sylvia Bishop: Destaques dos nomeados para os prémios Hugo.

Ookla by Jack Kirby, possibly inked by Alfredo Alcala: Pós-apocalipse.

The race to save our online lives from a digital dark age: Os dilemas da preservação a longo prazo dos dados digitais. Formatos obsoletos, tecnologias desaparecidas, serviços que se extinguem são algumas das ameaças à preservação dos nossos textos, imagens, vídeos e outros traços culturais.

Procreate’s anti-AI pledge attracts praise from digital creatives: Mais um sintoma da rejeição, não da IA Generativa por si, mas das formas como esta tecnologia está a ser usada.

Relevance of AI Integration in Military Training: The Case of Mega-Army: É interessante ver que nas aplicações militares de IA, imperam as capacidades de análise de dados, muito longe da ia da prompt que deslumbra os mercados.

Deep-Live-Cam facilita criação de deepfakes em tempo real: Arquivar em "cenas a testar". Atenção, requer computador com boa capacidade.

La estrambótica idea de crear un «Twitter como servicio público gestionado por la UE» desmontada punto a punto con precisión quirúrgica: Bem, mas a ideia não é assim tão absurda. É-o, se nos mantivermos na ideia de plataformas fechadas e centralizadas, que são dificies de arrancar, manter e controlar. Mas há todo um universo de redes sociais abertas - o fediverso, das quais o Mastodon é o serviço mais conhecido. Aí faria todo o sentido uma instância oficial da UE, recordando que as instâncias são interoperáveis, ou seja, o facto de se ter conta numa não impede de se visualizar os conteúdos das outras redes, nem interagir com utilizadores que não pertençam à nossa rede.

Why Does AI Art Look Like That?: Em parte, a banalidade estética dos outputs visuais da IA generaitva explica-se pela própria tecnologia, e pelos dados visuais com que os modelos são treinados. Mas também por isto: "Perhaps this feedback is making its way into the model. If people are downloading art that tends to have really dramatic sunsets and absurdly beautiful oceanscapes, then the tools might be learning that that’s what humans want, and then giving them more of that." E, o dar às pessoas aquilo que elas querem, isso é uma definição de estagnação cultural. Mas este problema não é técnico, os geradores são ferramentas, tem mais a ver com as expectativas de quem os usa, normalmente mais interessados num fácil replicar do realismo artificial e banal do que em explorar novas estéticas. Pessoalmente, comparo a qualidade estética da esmagadora maioria do que vejo mostrado como AI Art às aguarelas dos reformados que se entretêm nos tempos lives. Até são giras, mas culturalmente insignificantes (e é também por isso que me deixei de usar geradores de imagem, reconhecendo a minha incapacidade em ir além do banal).

AI Cheating Is Getting Worse: Não há aqui grandes surpresas, todos os alunos que acham que se podem safar dos trabalhos tediosos e rotineiros usando IA vão fazê-lo. Isso tornou-se claro mal esta tecnologia deu os primeiros passos em público.

The AI photo editing era is here, and it’s every person for themselves: De certa forma, o ato de fotografar é em si irreal, procuramos contruir uma representação da realidade. Mas com adição de IA, podemos definir uma versão da realidade como queríamos que ela fosse, e não como realmente é.

There's a Problem With Rescuing the Stranded Astronauts: SpaceX and Boeing Spacesuits Aren't Compatible: A saga da Starliner continua. Agora, percebemos que caso os astronautas enviados para a ISS na cápsula da Boeing tenham de regressar numa Crew Dragon, será um processo complicado pela incompatibilidade entre fatos de astronauta. Todo este processo está a ser um tremendo descrédito para a Boeing.

AI-Created Cartoons For Kids Are Here (But The Kids Don’t Seem To Be Watching): Não surpreende, se a qualidade é baixa ou os temas desinteressantes, ninguém vai perder tempo a ver. Ou seja, como em muito do discurso à volta da IA generativa, os medos de despedimento generalizado de criativos perante a geração automática de conteúdos estão a revelar-se infundados. Mas o artigo também mostra como a IA generativa está a ser importante nestes domínios, como ferramenta integrada nos processos de trabalho dos criadores. No fundo, é isto, a IA Generativa é uma ferramenta que abre novas possibilidades, e não um fim em si mesmo.

It's Full of Stars: Cenas independentes.

Coisas irritantes que os lisboetas fazem: Como lisboeta que sou… confirmo! Felizmente, o ir estudar e trabalhar obrigou-me a sair de Lisboa e a conhecer, um pouco, a diversidade cultural do meu país. Aprendi que o Norte é todo um universo, e que a sua linguagem "colorida" está mais restrita aos autóctones da zona do Porto. Descobri que o viver na zona oeste me deu aquilo que os meus amigos nortenhos descrevem como um sotaque musical. Estas, e muitas outras, são calinadas clássicas que assentam num velho problema português: a macrocefalia da região de Lisboa face ao resto do país. 

The Panavia Tornado Turns 50 Today: the History of the Variable Sweep Wing Bomber: A história de uma aeronave clássica.

Italian Tornados: the Panavia Tornado in Italian Air Force Service: Os marcos desta aeronave, ao serviço da defesa italiana.

Biden tells creators they have something traditional media does not: ‘You’re trusted’: E, infelizmente, é uma observação certeira.

The Twisted True Love Story of Lady Betty Grafstein and José Castelo Branco: Confesso, não sou totalmente imune à personagem colorida do "socialite" que, diga-se o que se disser, tem tido uma vida interessante e colorida. Este perfil da Vanity Fair é uma delícia.

Back to School. Freedom at Last: É uma realidade que nós, professores, conhecemos bem, é nas férias que os pais percebem a chatice que é ter de aturar os filhos. Piadas à parte, esta é uma das funções sociais da escola, ser um espaço que permite às famílias ter o tempo para as profissões. O problema, é equilibrar isso, e em Portugal isso parece ser uma guerra perdida, com a visão da escola como depósito diurno de crianças, aplaudida por forças laborais que não apreciam que os trabalhadores tenham o direito de acompanhar as suas famílias.

Los romanos tenían una megaindustria que los ayudó a conquistar Britania: la de la cerveza y la sal: Dada a propensão inglesa para abusar da cerveja, quer sejam das pints por lá, quer das canecas debaixo do nosso sol escaldante, diria que os romanos vincaram bem esta marca cultural na antiga Britânia.

Saturn’s Ocean Moon Was Hiding in Plain Sight: Novidades fascinantes sobre os corpos celestes do nosso sistema solar.