terça-feira, 26 de março de 2024

Quadros Navais


Joaquim Soares (1972). Quadros Navais. Lisboa: Ministério da Marinha.

Um dos gostos do acaso dos alfarrabistas é cruzar-me com obras inesperadas. Este é um desses casos, uma obra coligida em dois volumes que reúne histórias marítimas. A sua autoria pertence a um contra-almirante da marinha portuguesa, que escreveu textos para um periódico lisboeta. Os relatos baseiam-se em histórias reais, que Soares dramatiza, e algumas histórias mais longas com recorte de romance. Não vale a pena esperar muito destes textos, têm o estilo típico de um militar reformado que escrevia no final do século XIX, cheios de frases gongóricas e apelos aos sentimentos de patriotismo. Em termos literários, não tem muito valor.

O que torna estes textos interessantes é o recuperar da memória de combates navais portugueses dos princípios do século XIX, entre o tempo das invasões francesas e da guerra civil entre liberais e absolutistas, com alguns desvios para as Índias. Os relatos tanto tratam os combates bem sucedidos, como das perdas. O tom patriótico é sempre exaltado, celebrando vitórias e exaltando aqueles que só se rendem quando nada mais há a fazer, mas isso, é o que se esperaria de um escritor que foi militar de alta patente. 

Estas história são interessantes, falam de um passado que raramente é abordado. Não são pérolas literárias. Quando o autor se alonga e tenta criar algo mais complexo, o resultado é de penosa leitura, e mesmo nos relatos curtos é precisa alguma paciência para os terminar. Vale pela evocação de uma história militar algo esquecida.