No More Barriers: Tanta tecnologia futurista e bastaram umas setas.
A Passagem Impossível: Um livro que está na lista de leituras, representativo do legado de um dos grandes mestres da BD portuguesa.
The Toys We Always Wanted But Never Could Have: O meu brinquedo sonhado mas nunca conseguido da minha infância? O modelo do Space Shuttle da Playmobil (espera, agora és adulto, tens algum dinheiro extra, existe a amazon e o ebay... se calhar cumpro um dos sonhos do meu eu de nove anos).
Historical Fiction, recommended by Historians on Five Books: Normalmente, o Five Books fica-se por cinco livros, mas nesta lista arriscou e foi muito mais extensivo.
Melhores Leituras de 2023 – Banda Desenhada: Os melhores livros de BD do ano de 2023, de acordo com as leituras da Cristina. Temos bastantes títulos em comum, diria. E, também, fui avassalado pelo mais latecomer dos livros de BD portuguesa do ano passado, o genial Neon de Rita Alfaiate.
The Best Books by Arthur C. Clarke, recommended by Paul March-Russell: Clarke representa aquele marco clássico da FC, entre a esperança em futuros racionais e a fé na ciência.
Sete Andares (1937): Olhar para um conto curto de Buzzati.
Regresso ao Cinepop: Desta temporada, destaco o Sleeper de Woody Allen, uma comédia clássica com recortes de ficção científica. Que, pergunto-me, dada a evolução de Allen e o mundo contemporâneo, se terá aguentado o teste do tempo.
The Ten Most Influential Science Fiction & Fantasy Anthologies/Anthology Series: Estas listas são sempre relativas, mas, tendo colocado de fora a Mirrorshades, que despoletou o cyberpunk, fico um pouco desapontado.
Uncredited 1970 cover art: Toque de Borges.
Instagram e Messenger impedem mensagens de estranhos a menores: Demorou anos e artigos condenatórios, mas finalmente implementaram algo que, obviamente, desde sempre deveria ter feito parte das redes sociais.
Meta’s Anti-Nudity Algorithms Go After AI Artists: O prurido puritano da meta com qualquer visão de pele considerada excessiva sempre pareceu um pouco ridículo. Claro, faz sentido bloquear pornografia, mas demasiadas vezes o que é bloqueado não tem nada a ver com isso. E é particularmente patético dado que noutras áreas, como a proteção dos utilizadores menores, a Meta nunca demonstrou similar zelo.
Google’s Hugging Face deal puts ‘supercomputer’ power behind open-source AI: Uma curiosa aliança, entre o poder computacional da Google e os modelos abertos da HF. Suspeito que a Google sairá a ganhar, com a experiência trazida pela comunidade open source.
NASA's Mars Helicopter Has Died: A pequena aeronave que superou todas as expectativas.
Railroad workers have solved the trolley problem. “‘Slip the switch’ by flipping: Esta solução em modo de piada para o problema do elétrico mostra bem o potencial de olhar para uma dada situação sob outros pontos de vista. O que parece eticamente insolúvel, é trivial para quem opera carris.
The Mac turns 40 — and keeps on moving: Comemorar os quarenta anos do macintosh.
The Life of a Data Byte: Uma intrigante viagem pela história dos meios de armazenamento digital.
These 8 Raspberry Pi attachments radically expand its powers: Não tenho uma boa relação com os Pi, não consigo tirar partido deles da mesma forma do que com os micro:bit, e perante disponibilidade de tablets e computadores, não faço muito de um computador que preciso de encontrar monitores e teclados para o usar. Notem que não estou a denegrir o projeto, os Pi são máquinas fabulosas, apenas a confessar a minha frustração com eles.
Worries About AI Deepfakes Changing The Past: Sim, a geração de imagens tem este potencial, mas reparem, o tema não é novo. Alterar registos de imagem para modificar a percepção do passado é uma técnica clássica de manipulação, e notavelmente bem conhecida a história dos apagões sucessivos às fotos oficiais durante o estalinismo, à medida que os heróis da revolução iam sendo condenados por traição a Estaline. Tudo o que a IA Generativa faz, é acelerar estes processos.
Y al noveno día, resucitó: cómo Japón ha logrado recuperar la misión lunar que creíamos perdida: Uma excelente notícia para a exploração lunar.
Three ways we can fight deepfake porn: A terceira, legislar e fazer cumprir as leis, parece-me a mais fundamental. Porque confiar em meios meramente técnicos para resolver problemas morais raramente funciona.
Facebook Approves Disgusting Pro-Anorexia and Drug Ads Targeted at Teens and Made With Its Own AI: Isto só surpreende, ou choca, quem não presta atenção nem às andanças da IA nem às da Meta. Sim, ultrapassar os filtros de geração de conteúdo dos algoritmos de IA Generativa é possível. E sim, o foco da Meta é no lucro e não na seguruança dos seus utilizadores.
The Rise of Techno-authoritarianism: O problema da sociedade digital, extremamente bem analisado - vivemos uma de facto ditatura imposta pelos donos de grandes empresas, que dominam os seus mercados, esmagam potenciais concorrentes e se sentem no direito de ditar políticas públicas e sociais, com um grau de influência sobre o público elevadíssimo. Não é por acaso que as nossas sociedades democráticas andam tão seduzidas pelos populismos autoritários. As pessoas habituaram-se à tirania dos media digitais.
The World’s First Microprocessor: F-14 Central Air Data Computer: Quem diria, o lendário caça foi também um pioneiro da computação. Os seus sistemas incluíam um microprocessador que precedeu os da Intel, mas isso foi mantido em segredo militar.
Why the AI Boom is a Windfall for Tiny Anguilla: E, com a experiência dos erros cometidos por Tuvalu, está realmente a beneficiar desta bizarria do nome de domínio nacional.
An AI-Generated Content Empire Is Spreading Fake Celebrity Images on Google: Do mais puro chico-espertismo, esta inundação de conteúdos falsos.
Buck Rogers in the 25th Century (1979). Poster art by Victor Gadino: Vintage dos anos 80.
2023 letter: Estas cartas anuais permitem um vislumnbre mais profundo sobre a China do que aquilo que os media normalmente veiculam. Especialmente interessante pela nota de insatisfação dos jovens chineses com a sociedade em que vivem, e pelos erros sucessivos da administração de Jinping.
Global Media: os nomes por detrás do fundo que fez reféns os salários dos trabalhadores: Quase provoca dores de cabeça, ler sobre as intricadas teias que ofuscam quem lucra com o fundo de investimento que está a afundar a TSF e o JN.
‘On My Way to Blow Up the Plane’: Teen Faces Huge Fine After Joke Leads to Fighter Jets Scrambling: É sempre preocupante ler sobre estas respostas de excessivo zelo ao que não passa da habitual parvoíce adolescente. Ainda por cima, dado o completo quadro de invasão de privacidade. Mesmo admitindo que por razões de segurança é seguro ler o conteúdo de mensagens enviadas dentro da rede wifi de um aeroporto, esta é daquelas óbvias situações em que qualquer um com dois dedos de testa olharia para o culpado das mensagens, e perceberia que não passava de uma piada inconsequente. Em vez disso, cria-se uma situação que obriga ao despacho de caças de combate e mete-se um adolescente na cadeia por uma simples piada.
Absuelven al joven que provocó el despliegue de un caza español. La pregunta es cómo interceptaron su mensaje: Felizmente, neste caso, o tribunal espanhol teve dois dedos de testa e tomou a decisão correta. E deixou no ar uma pergunta muito incómoda: como é que isto foi possível, como é que as mensagens de um adolescente enviadas em redes privadas são tão visíveis para as agências de segurança?
The Etsy Sellers Getting Sued for Using a Smiley Face: Dos abusos da legislação sobre direitos de autor.
Reconsidering “Rhapsody In Blue” As It Turns 100: Uma sinfonia que continua tão encantadora, hoje, como o era quando foi composta.
Paper Tickets Are Being Replaced By QR Codes. We’re Losing Something: Em essência, memorialização, o pequeno memento tangível das idas ao teatro ou cinema. E, no meu caso, marcadores de livros. Já se foram os bilhetes de comboio, os de metro, agora os de cinema. Um destes dias vou ter de começar a usar verdadeiros marcadores de livros, está-se mesmo a ver.
Can AI Be Better at Art History Than Us?: Por vezes, cansa, ler este tipo de títulos simplistas. Especialmente quando o seu conteúdo nega a preguiça intelectual do título. A IA está a tornar-se em mais uma ferramenta de análise da história de arte, trazendo novos pontos de vista, mas complementando o trabalho do historiador, não o substituindo.
Is This Peak Cute? See Inside a London Show Exploring Our Cultural Obsession With the Adorable: Algo me diz que esta exposição é particularmente querida dos instagrammers.
Laurie Anderson Loses German Professorship Over Pro-Palestine Letter: Uma dica, caros alemães. Lá porque os vossos avós foram ums tremendos filhos da mãe para com o povo judaico, não significa que tenham de aceitar sem críticas as políticas do estado de Israel. A culpa do Holocausto não se expia fechando os olhos ao genocídio palestiniano.
One Texas Teacher Features A Secret Shelf Of Banned Books – And Her Students Love It: Ações de guerrilha intelectual.