domingo, 17 de dezembro de 2023

URL

Esta semana, destacam-se reflexões sobre o mais recente filme de Miyazaki, sugestões de leitura e a estética cinematográfica das viagens no tempo. Olha-se para os imensos lucros da taxa da cópia privada, o uso de IA generativa por sites de jornalismo, e as manobras das redes sociais para captar público entre menores. Reflete-se sobre a praga das luzes de natal, a história do fazer livros, e a aceitação acrítica da desinformação. 

Ficção Científica e Cultura Pop

“Over the Aral Sea,” by Andrei Sokolov, 1978: Dealbar da era espacial.

Hayao Miyazaki is very convincing: De facto, ninguém é capaz de lhe dizer que não. E o seu último filme é sublime, aquela colisão entre realidade e fantasia que lhe sai tão bem. E, nos momentos finais do filme, é impossível não ler nele uma reflexão sobre a sua obra, na ideia da responsabilidade de sonhar e construir mundos melhores.

The Best Science Books of 2023: The Royal Society Book Prize, recommended by Rebecca Henry: Cinco interessantes propostas de leitura na área da divulgação científica.

'42/3 - A Independência do Texas: Em modo de crítica política e social, uma divertida especulação de futurismo climático e geoestratégico.

Neon – Rita Alfaiate: O novo trabalho de uma das mais interessantes criadoras de BD portuguesa do momento.

The Pop Culture We're Thankful for Getting Us Through 2023: Ainda não é uma lista de fim de ano, mas são algumas das melhores coisas - para os colaboradores do iO9, que passaram neste ano.

The Ars guide to time travel in the movies: Uma análise temática e científica a filmes que usam as viagens no tempo como tema essencial. Os resultados ao nível da ciência surpreendem. Claro que um filme como The Arrival ou Interstellar tem elevada pontuação, mas Star Trek ou 12 Monkeys surpreendem.

Fascinating Ships in Science Fiction: Uma lista das mais icónicas naves espaciais da ficção científica literária.

O Rapaz e a Garça, ou os muitos regressos de Hayao Miyazaki: Não consigo deixar de ver neste filme uma meditação do realizador sobre o seu legado. Há uma cena, neste filme delicioso, que me assombra - uma em que um idoso construtor de mundos diz ao seu neto, querendo passar o legado, para se tornar construtor de mundos melhores. Algo que, dado o carácter sempre fantasista e positivo da obra de Miyazaki, é impossível não associar à auto-reflexão.

Umbigo do Mundo #2: Ainda não li. Mas já o tenho, e conhecendo os talentos do Carlos Silva e Penim Loureiro, só posso esperar mais e melhor relativo ao primeiro volume.

O preço da desonra: Já tive oportunidade de o ler, e é um portento de mangá. Fiquei especialmente impressionado com o dinamismo do traço e composição.

Get the free online edition of the classic 1986 cyberpunk anthology Mirrorshades: Algures por entre as estantes, está a edição portuguesa da lendária coleção de mini-livros de bolso da Livros do Brasil.

Tecnologia

The Celluloid Ship: Aventuras tecnológicas.

Un menor creó una cuenta de Instagram falsa con la foto de otro menor: la AEPD ha condenado al padre con 10.000 euros: Uma sentença intrigante, que suspeito que seja mais do que aparenta. O ser fortemente punitiva é indicador de que a família do menor não se deve ter mostrado colaborativa e reconhecedora do crime.

YouTube Threatens to Become Even More Horrendous If You Have an Ad Blocker: Sinceramente, deixei quase de usar o YouTube desde que passou a bloquear navegadores com bloqueadores. 

How Admen And Psychologists Collaborated In The Early 20th Century To Monetize Our Attention: Os primórdios do que na era digital se tornou o afinar algorítmico de mecanismos para prender a nossa atenção.

The Age of Uncensored AI Has Already Begun: Se o disponibilizar de modelos open source é um bom princípio, porque evita que a IA fique um campo exclusivamente dominado por grandes empresas, também levanta problemas. Esta tecnologia traz riscos, cujo impacto ainda estamos a perceber, e não está regulada, o que significa que o poder da IA pode vir a ser usado de formas muito graves.

Como Sam Altman se tornou o Messias da Inteligência Artificial: Um olhar para a figura no epicentro do turbilhão da OpenAI.

Unsealed complaint says Meta 'coveted' under-13s and deceives the public about age enforcement: Que a Meta (e outras empresas de redes sociais) reforcem internamente mecanismos de captura das demografias de crianças e pré-adolescentes enquanto publicamente afirmam cumprir estritamente os requisitos legais de idade para aceder às suas redes e apps, não é novidade. O interessante nestes documentos é que documentam esta prática falaciosa das empresas.

O trabalho de preservação (parte 1): Um vislumbre sobre as técnicas que permite recuperar e preservar código e programas para Spectrum, recuperando-os das antigas cassettes. 

Taxa da Cópia Privada custa 31M€ em 2021 e 35M€ em 2022: Sempre que compramos um dispositivo digital, pagamos um extra desta taxa. Que, tudo somado, não são trocos. A D3 analisa este taxa, a sua lógica e o destino dado ao dinheiro recolhido.

DOS_deck: play classic DOS games in your browser on PC or Steam Deck: Um mimo para os fãs de retrogaming.

Una revista llevaba meses publicando artículos escritos por IA usando redactores falsos. Han sido descubiertos, claro: Do típico chico-espertismo, para cortar custos e aumentar lucros. Geralmente não corre bem, porque as pessoas geralmente querem ler algo com alguma autenticidade.

Modernidade

Parimu’s Mistress: Sonhos coloniais.

Los países que más trabajan están lejos de ser los que más ganan. La prueba está en este gráfico: Sem grande novidade. Nós, por cá, conhecemos bem as políticas de muito trabalho e baixos salários.

Europe’s oldest functioning compass found in Estonia wreck: Fascinante, descobrir que esta bússola ainda em bom estado de conservação é a mais antiga da Europa.

ASSINADO CONTRATO PARA CONSTRUÇÃO DA PLATAFORMA NAVAL MULTIFUNCIONAL DA MARINHA PORTUGUESA: E o que é que está errado nesta notícia? O contrato, que foi planeado no âmbito do PRR para desenvolver a tecnologia portuguesa, foi entregue a estaleiros holandeses.

Propaganda, desinformação e mentiras: a guerra contra Gaza e a opinião pública mundial: Um desmontar da propaganda veiculada de forma acrítica pela maioria dos orgãos de comunicação social.

"40 días de sufrimiento": los vecinos de Toledo tienen claro qué implica la iluminación navideña: Recentemente, tive de me deslocar a um espaço do IRN para tratar de documentos (e, claro, naquela coisa bem portuguesa de ter sistemas de funcionamento duvidoso, com pré-agendamento bastante fora da minha área de residência, porque senão nem para o ano seria atendido). Apercebi-me que na vila rural da zona de Lisboa onde me desloquei estavam a montar as iluminações de natal e a testar o sistema sonoro que encherá as ruas de música natalícia. Senti imediata comiseração pelas funcionárias do IRN. Imaginem o que é ter de levar durante um mês inteiro com aquela música, ininterrupta, ao longo do dia. Já vi piores razões para se pegar na caçadeira e ir para as ruas caçar. No caso de Toledo, sinceramente nem imaginava que o casco viejo ainda tivesse habitantes, recordo aquela cidade como uma espécie de disneyland medieval temperada a El Greco e Cervantes.

After 151 years, Popular Science will no longer offer a magazine: Mais uma revista cuja vertente física se extinguiu. Notem que a marca continua, porque nos dias de hoje valoriza-se a produção de conteúdos e já não o suporte físico dos mesmos.

A History of Bookmaking, From Scrolls to Scrolling: A longa história desse objeto viciante que é o livro.