domingo, 31 de dezembro de 2023

URL

Esta semana, destacam-se as adaptações de Poe, a beleza do infodump, e frases bem conhecidas que afinal não foram bem assim. Olha-se para novas ferramentas de IA Generativa, a guerra contra os bloqueadores de anúncios, e a quebra de confiança social trazida pelos desmandos digitais. Reflete-se sobre o papel dos bibliotecários na II Guerra, a influência portuguesa na gastronomia tailandesa, e os problemas bélicos de um mundo que não procura a paz.

Ficção Científica e Cultura Pop

Excalibur (1981). Poster art by Bob Peak: Um dos mais belos e atípicos filmes fantásticos.

5007) A Queda da Casa de Usher: Da dificuldade das adaptações literárias ao ritmo de série televisiva, e a tendência de transformar as visões recentes em mesclas de diferentes vertentes das obras literárias.

Kindle y Kobo tienen una alternativa europea y abierta. Una que integra a las librerías en vez de excluirlas... y está en España: Uma alternativa aberta aos ecossistemas da Amazon e Kobo.

Hipnose, uma metáfora da vida humana: É sempre bom quando João Ventura nos mima com as suas pérolas do microconto de ficção científica, sempre concisas, intrigantes e bem humoradas.

In Praise of the Info Dump: A Literary Case for Hard Science Fiction: Confesso, sou daqueles leitores que aprecia bons infodumps. Grande parte do prazer de ler ficção científica é a especulação, os voos imaginários dos porquês que sustentam o mundo ficcional do livro.

KISS Unveils the Next Era of Boomer Rock: Touring Digital Avatars: Apesar de estar mais próximo da demografia deste público alvo do que gostaria, detesto esta tendência dos legacy acts e do espetáculo geriátrico para audiências que culturalmente estacionaram na adolescência.

Catchphrases That Never Happened: O quê? Afinal o sublime capitão Kirk nunca pronunciou a frase "beam me up, Scotty"?!

Tecnologia

Ralph McQuarrie concept art for Battlestar Galactica (1978): By your command.

The Destructively High Energy Cost of AI: É um tema que não podemos descurar, o impacto carbónico do crescimento do uso de IA.

Freepik Pikaso es una IA generativa española que crea imágenes con un elemento diferencial: lo hace en tiempo real: Mais um gerador de imagens, mas este promete colocar a geração em tempo real num serviço web.

One Year In, ChatGPT’s Legacy Is Clear: Pelo impacto que esta ferramente teve, um impacto mais social do que tecnológico, que se traduziu num enorme hype, na proliferação de ferramentas alternativas, num quase monopolizar da discussão sobre tecnologia, quase diria que parece que passaram décadas, e não um mero ano desde que o ChatGPT foi disponibilizado online.

How AI Is Deciphering Ancient Languages: O papel da aprendizagem automática no estudo da linguística antiga.

BBC BASIC is back in a big way: Mais uma intrigante ferramenta de programação educativa que se torna disponível.

Chrome’s next weapon in the War on Ad Blockers: Slower extension updates: Fico com a sensação que está na hora de mudar de navegador. Compreende-se a necessidade de publicidade - a internet não se paga sozinha, mas o abuso e exagero dos sistemas de publicidade tem de ser travado.

Making an image with generative AI uses as much energy as charging your phone: Mas isto, não é um problema insolúvel. Nem vai desaparecer, não vamos deixar de usar a IA Generativa (tal como não deixamos de usar os nossos telemóveis). A resposta está na descarbonização energética com progressiva migração para fontes renováveis.

Mozilla Lets Folks Turn AI LLMs Into Single-File Executables: Uma abordagem que permite executar modelos linguísticos localmente, com maior facilidade.

‘A mass assassination factory’: Inside Israel’s calculated bombing of Gaza: Dentro de um artigo sobre a forma como Israel está a conduzir a guerra em Gaza, um intrigante e arrepiante vislumbre sobre como estão a usar IA no conflito. Essencialmente, sistemas de IA geram listas de alvos, às dezenas por dia. E, por alvos, não estamos a falar de instalações militares ou armamento, mas sim os elementos do Hamas e suas famílias.

Wolfenstein 3D Clone Makes Arduboy Debut: Ainda está por ser inventado o dispositivo incapaz de correr estes jogos clássicos.

AI and Trust: Recordar que a nossa sociedade assenta na confiança. Confiamos que aqueles que nos prestam bens e serviços no dia a dia cumpram o que devem cumprir. E isso também assenta em base legal. Por exemplo, comemos num restaurante sem medo de intoxicações alimentares porque sabemos que quem nos serve tem de cumprir todas as regras de higiene e segurança, e se não o fizer, será penalizado por isso. Tal não está a acontecer na economia digital, onde os algoritmos, onstensivamente anunciados como ao nosso serviço, estão na verdade otimizados para maximizar os lucros das empresas que os detém. E com o dealbar da IA, agudiza-se essa quebra do elo de confiança, que é um dos elementos essenciais da nossa sociedade.

Space lasers!: As tecnologias que sustentam as redes de comunicações com sondas espaciais.

Let AI Jimmy Stewart put you to sleep with a new Calm bedtime story: Nada creepy, esta ideia. Nada como ouvir a voz cavernosa de um ator defunto, ressuscitado via IA, a contar histórias às criancinhas. 

5 Things AI Can and Can Not Do For Students: O mais interessante, é a lista do que a IA não faz (embora muitos pensem que o faça).

AI and Mass Spying: Schneier em cheio - a IA permite automatizar a hipervigilância de formas que nem nos seus mais húmidos sonhos os piores tiranos do passado sonhariam.

Education should look to the way artists are embracing AI, instead of turning its back on the technology: Não temer a IA, não temer experimentar, e nesse processo, refletir sobre potenciais, abordagens e caminhos.

Modernidade

Chariot into Time: Retro profundo.

How Librarians Turned the Tide of WWII: Se acham estranho que os discretos bibliotecários tenham tido um papel nos combates da II Guerra, leiam o artigo. Vão ver que o seu papel de gestores de informação foi útil no esforço de guerra.

The Tragic and Inspiring Story of the 'Queen of Thai Desserts: É fascinante descobrir a influência da culinária portuguesa na tailandesa, e a figura que a terá inspirado, um extraordinário exemplo do melting pot de etnias e nacionalidades que se cruzava na Ásia seiscentista.

The Drums of War Are Growing Louder in South America: Um pedaço de selva que, apesar das reclamações históricas, mão provocava assim tanto ruído, para lá do ruminar diplomático. Mas quando nas suas costas se descobre petróleo, a coisa muda. Um jogo geopolítico que ameaça tornar-se mais um foco de guerra.

Quem é o Kissinger que está de serviço?: O recente falecimento de Kissinger (que a terra lhe pese) recordou o imenso poder e influência desmedida que certas eminências pardas (o artigo explica a origem do termo) têm sobre os jogos da política, com consequências nefastas para a maioria da humanidade. Mas piores que estas eminências são os que os admiram e seguem, essa chusma de poderosos que não hesita em bombardear países, empobrecer as sociedades e destruir o ambiente, só para consolidar o seu poder e riqueza.

Government of Honduras sued by billionaires over tax haven dispute: É sempre bom saber que vivemos num mundo onde bilionários podem processar países do terceiro mundo, para os obrigar a manter zonas francas e paraísos fiscais.

Taiwan expands F-CK-1 fighter jet arsenal with new missile: Não estou especialmente interessado em notícias sobre mísseis. Apenas, confesso, nunca tinha reparado que a aeronave taiwanesa tinha um código tão sugestivo. Suspeito que muitos se devem rir com a ausência de um u naquela designação...

War in the Congo Has Kept the Planet Cooler: Uma maneira de recordar que quando não estamos a dar cabo do planeta, estamos a dar cabo dos outros.