domingo, 17 de setembro de 2023

URL

Esta semana, destacam-se listas de sugestões de leitura, a química do odor a livros, e as vantagens de aliviar a carga livresca da biblioteca pessoal. Olha-se para a história das apresentações multimédia antes do deprimente PowerPoint, o cruzamento de imagiologia cerebral e inteligência artificial, e o uso criativo de IA Generativa. Reflete-se sobre a origem das obras no acervo do CCB, dilemas da massificação turística e sonhos iberistas.

Ficção Científica e Cultura Pop

Shigeru Komatsuzaki, 1964: Space Opera.

Comic Creators Who Got Credit, and Who Didn't, in Blue Beetle Movie: A questão da autoria é um problema nos comics. Ao longo de décadas, os personagens sofrem alterações, modificando-se face às versões originais, seguindo por caminhos muito distantes dos concebidos pelos criadores originais.

24 libros recomendados para leer este agosto por el equipo de Xataka: Bem, agosto já se foi e só regressa para o ano, mas isso não significa que se deixem para trás recomendações de leitura.

90's tech culture was a jumbled mess: A Wired no final dos anos 90 era um misto curioso de fé tecnológica e otimismo excessivo. Com mais um ingrediente, fortes doses de luxúria dos gadgets.

The Best Fantasy Novels With Battle Couples, recommended by Valerie Valdes: Sugestões de leitura no âmbito da fantasia épica.

Why Do Old Books Smell So Good?: A química por detrás desse aroma delicioso que é o cheiro a livros, especialmente a livros antigos.

In Good Omens, diversity is divine: Quando li o genial Good Omens, há algumas décadas, não me apercebi de todo do subtexto queer da relação entre Crowley e Aziraphale. Não me pareceu ser mais do que uma amizade entre dois adversários, que por estarem no terreno e afastados dos cultos ideológicos dos seus pares, descobrem que há mais vida para além do dogma. Isso na série televisiva foi muito mais aprofundado, o que não surpreende, há muito que Neil Gaiman é conhecido pela sua abertura à diversidade.

Get Rid Of Your Physical Books: O quê? Terão de me arrancar os livros das minhas mãos geladas de morte. Piadas à parte, o artigo faz sentido, é boa ideia de quando em vez dar uma volta à biblioteca e perceber quais são os livros que são para a vida, os que nos interessam, e aqueles que podemos doar. Tem a vantagem extra de se conseguir ganhar espaço para mais livros.

The Best Counterfactual Novels, recommended by Catherine Lacey: Romance contra-factual é uma forma erudita de dizer "realidade alternativa", e assim os escritores podem especular à vontade sem se macular com termos ligados à ficção científica.

Kev F Sutherland Asks British Kids What Comics They Actually Read: Um ilustrador inglês foi perguntar aos miúdos de uma escola primária o que é que eles gostavam de banda desenhada, e os resultados podem chocar. Ou nem por isso, dada a idade das crianças, muitos dos títulos não são para eles. É curioso ver que os comics marvel/dc não lhes despertam interesse, e nem sequer se apercebem da venerável 2000 AD. Já a primazia dos mangá, é o esperado.

As Aventuras Completas de Dog Mendonça e Pizzaboy: Olhar para a edição coligida de um dos grandes clássicos da BD portuguesa.

Tecnologia

A CompuServe ad from the August 1988 issue of OMNI magazine: Visões da internet.

Revealed: The Authors Whose Pirated Books Are Powering Generative AI: Tem o seu ar de escândalo, este uso de bibliotecas pirata para treinar modelos LLM. No entanto, talvez caiba na definição de uso legítimo,uma vez que o objetivo desta base de dados é auxiliar o desenvolvimento científico e tecnológico. O argumento dos criadores deste corpus é muito pertinente, porque esta base de dados dá a todos meios de treino de algoritmos que, de outra forma, só estariam disponíveis a empresas com grande volume de financiamento. Não é uma questão linear.

La función más infravalorada de Android es también una de las más productivas: convertir el móvil en un PC: É para mim um dos grandes mistérios do mundo contemporâneo, a forma como estilhaçamos o uso da computação. Trocamos entre telemóvel, tablet ou computador, e não nos lembramos que podemos integrar as diferentes plataformas.

Next slide, please: A brief history of the corporate presentation: Houve toda uma era antes da tirania do powerpoint. Um tempo em que as apresentações podiam ser sofisticados espetáculos criados profissionalmente, com múltiplos projetores de diapositivos, coreografias elaboradas e efeitos cénicos. A digitalização trazida pelos softwares de apresentação extinguiu esse tempo, e democratizou a capacidade de criar apresentações. Algo que, dada a proliferação de death by powerpoint (ou canva, ou outro slideware da moda) e o espartilho mental trazido pelo uso de apresentações, talvez não seja coisa boa. O problema fundamental nem é a ferramenta, mas sim a nossa atitude de esquecer que uma apresentação deve ser uma discussão de ideias, e não uma sucessão de slogans e efeitos para impressionar.

Anti-Piracy Group Takes Massive AI Training Dataset 'Books3′ Offline: E onde é que as empresas que desenvolvem modelos de linguagem para IA vão buscar dados? Bem, as bibliotecas pirata são uma das soluções. Se bem que a questão não é linear. Se por um lado há a questão da propriedade intelectual de autores, por outro, este tipo de arquivos permite a investigadores sem os meios financeiros dos pesos pesados da IA poder desenvolver os seus próprios modelos.

Reino Unido acaba de instalar el primer "radar" de tráfico por IA. Es una noticia terrible para los infractores: É um passo lógico, e algo arrepiante. Videovigilância associada a inteligência artificial permite um polícia a cada esquina. A tecnologia, a permitir um velho sonho autoritário.

Tod Machover On How AI Will Change Music: Poderão os artistas temer a IA generativa? Na verdade, esta tecnologia torna-se mais um instrumento ao serviço da sua criatividade.

Buyers of Bored Ape NFTs sue after digital apes turn out to be bad investment: A sério que investir milhões em bonecos digitais foi má ideia? Os bored apes são o momento túlipa holandesa das criptofinanças.

Just How Well Does AI Score In Creativity Tests?: Confesso que me pergunto exatamente que tipo de criatividade estes testes medem.

Luna 25’s Demise: Raising Fundamental Questions About Russia’s Space Program: Um país em guerra agressiva, sob sanções, a regredir claramente na ciência e tecnologia, é o que vê nesta tentativa gorada de alunar uma sonda.

The Right to Not Have Your Mind Read: Isto soa um pouco a ficção científica, mas começa a tornar-se tecnologia real. A combinação de imagiologia cerebral e inteligência artificial começa a mostrar que se torna possível ler o pensamento. Claro, usar MRI e treinar algoritmos nos dados não é um processo simples, mas a tecnologia tem evoluído, e não se torna difícil perceber implicações sociais e éticas muito negativas na aplicação desta tecnologia.

Is Interest In AI Waning?: Os dados mostram que o número de utilizadores do ChatGPT, Bard e Bing tem vindo a diminuir. É prematuro ver aqui uma queda de interesse na IA generativa, o mais natural é que muitos quiseram experimentar, mas o deslumbre desvaneceu-se para aqueles que não passaram da fase de experiência inicial. Isto é normal nas tecnologias, a curva hype cycle da Gartner mostra isso, deslumbre inicial, queda no interesse, e estabilização a longo prazo enquanto a tecnologia é incorporada no nosso dia a dia. Há outra teoria sobre esta quebra no uso, que tem a ver com as férias escolares... vamos ver se em outubro a utilização de LLMs recupera, para perceber até que ponto o cabular é um factor de uso. 

Developers are now using AI for text-to-music apps: Demorou, mas está a chegar, a revolução da IA Generativa tem se feito sentir na imagem, vídeo, texto e 3D. Na música, apesar de algumas experiências, as coisas pareciam estar mais calmas. Isso, vai mudar.

Ruling On AI-Copyright Has Enormous Implications: Calma, que o tema é complexo. Um juiz determinar que uma obra totalmente criada por IA generativa não está sujeita a direitos de autor, não significa que obras criadas recorrendo a IA Generativa também o estejam. Depende do grau de envolvimento humano no processo de criação. Simplificando: se é carregar num botão e gerar bonecada, não merecer qualificação para direitos de autor. Se há trabalho de afinação de prompts, seleção de outputs para afinação, edição posterior, aí sim, o envolvimento de um criador humano justifica os direitos de autor.

How culture drives foul play on the internet, and how new “upcode” can protect us: É de recordar que o mau ambiente digital, do cibercrime ao trolling, não é nada de fundamentalmente novo, é apenas mais um meio em que o lado negro da alma humana se manifesta. 

Is Generative AI The Most-Wanted Cyberbully?: Ah, porreiro, automatizar o bullying. Bela ideia.

Crypto botnet on X is powered by ChatGPT: Faz sentido. O LLM gera tweets automáticos, para alimentar centenas de contas zombie. 

How AI Can Help Make Books: Se estão a pensar em ferramentas para escrever livros, desenganem-se. O artigo mostra como a IA Generativa se torna uma ferramenta útil para gestão dos processos editoriais.

Modernidade

Hawkwind - Warriors On The Edge Of Time (1975): Épicos psicadélicos.

Blue-Chip Artworks Seized From Top Portuguese Collector Will Be Featured in New Art Museum in Lisbon: Fico com a sensação que o CCB vai ficar conhecido como o museu dos caloteiros. Mantém a coleção Berardo, agora em bolandas legais graças aos processos que recaem sobre o empresário com dívidas, e vai receber a coleção Eclipse. Esta foi criada por outro dos nossos génios da finança, que teve um fim apropriado à sua honestidade: João Rendeiro. 

Si compartes el plato, dos euros de tarifa extra: Italia marca el camino en medidas anti-turismo: Não sei se qualificaria ações de escroque como esta de medida anti-turismo, é mais um aproveitamento desonesto sobre turistas. Dica óbvia:  ler sempre o menu, se o local não tiver os preços visíveis, é de evitar.

200 Ships Are Stuck in the Panama Canal: O tráfego marítimo está condicionado numa das artérias do comércio global, graças a uma seca que diminuiu o nível das águas. São as consequências do aquecimento global a fazer-se sentir.

Remains of Teenage Girl May Push Back Funerary Traditions in Neolithic Iberia by a Millennium: O passado longínquo, sempre surpreendente.

Estados Unidos da un paso más en la militarización del espacio: su 75º escuadrón es una declaración de intenciones: Bem, ainda não é uma força de ataque espacial, mas é uma unidade dedicada à anulação de meios informacionais espaciais.

Wish you weren’t here! How tourists are ruining the world’s greatest destinations: Não sei se serão os turistas, mas sim a ganância dos que vivem do turismo e adotam práticas que conduzem à sobre exploração. É fácil apontar o dedo aos turistas mal educados (que os há, desde os bandos de ingleses à procura de bebedeiras aos turistas individuais que pensam que por não estarem na sua terra, podem fazer o que lhes apetece), mas há quem lucre com isto. E a perda, é de todos. Quem viaja, sabe cada vez mais que o destino que procura está desfigurado pelo aproveitamento comercial, com a vitalidade dos centros urbanos a ser substituída por lojas de tralha e restaurantes de má comida. Quem vive nos locais pitorescos, tem de levar com o encarecimento do nível de vida e a hordes de viandantes, quer turistas, quer nómadas digitais. A massificação do turismo, se por um lado tem o aspeto positivo da democratização do viajar, faz-se pelo mínimo denominador comum, na corrida ao lucro mais fácil. E, com isso, destrói aquilo que necessita.

Unir España y Portugal ha sido un viejo sueño durante siglos. Uno que apoyan ya el 70% de los españoles: Ah, os velhos fantasmas. Mas a ideia é sedutora, em termos económicos, uma união ibérica seria a terceira economia da zona euro. Na verdade, uma união política está fora de questão, mas a tendência de estreitar laços através de acordos regionais nas áreas da economia, saúde e segurança já está a acontecer. Não precisamos de jurar fidelidade lusa a el rey, para explorar as relações regionais na península. Só gostava de saber onde foram desencantar o líder do movimento iberista português, nunca se ouviu falar do homem. 

Artists Sound the Alarm on Censorship in Spain: Já não é a primeira vez que leio sobre políticas restritivas em Espanha. Desta vez, centra-se nas ações a nível municipal, em municípios onde a extrema direita ganhou representatividade concelhia, e começa a proibir espetáculos e exposições que lhe desagradam.

Eleven theses on globalization: O bom, e o mau, da globalização, em onze pontos concisos.

O que há por baixo dos chafarizes de Lisboa? Uma viagem pelas águas que tiraram a sede à cidade: Uma visita às antigas estruturas que canalizavam a água pelos chafarizes de Lisboa.

Newly Discovered Servant’s Quarters Near Pompeii Reveal Little-Known Details About the Lives of the Ancient Roman Underclass: Sabemos bem como viviam as classes altas romanas. Sobre os seus escravos, sabemos menos, mas estes achados no enorme manancial pompeiano dão-nos mais pistas para compreender a vida nos tempos de Roma.

'Near Collisions' of Commercial Jets Happen All the Time, Horrifying FAA Records Show: Isto não é uma leitura aconselhada para ser fazer antes de um voo. E a razão pela qual há tantos quasi-acidentes, é laboral - faltam controladores aéreos, despedidos durante a contração pandémica e nunca mais recuperados. Será que a situação europeia é similar?