domingo, 6 de agosto de 2023

URL

Esta semana, destacam-se as nomeações para os prémios Hugo, a história dos pulps, e listas de livros a descobrir. Olha-se para os desafios da educação na era da IA, o emergir da nova rede social Threads, e os comportamentos pré-telemóvel. Reflete-se sobre o impacto da demografia nas políticas chinesas, a origem estelar dos pigmentos, e as formas reais do planeta Terra. 

Ficção Científica e Cultura Pop

Don Lawrence: Futurismos urbanos.

Six Weeks in the Moon; or, A Trip Beyond the Zenith: É sempre interessante descobrir estas literaturas esquecidas, que estão na génese da moderna ficção científica.

The Best World War II Thrillers, recommended by Graham Hurley: Revisitar a II Guerra através da literatura de aventura.

The 2023 Hugo Award Nominees Are Here: Algumas boas surpresas nas nomeações Hugo deste ano, e uma com um recorte português. Uma das nomeações para novela gráfica, a adaptação de Cyberpunk 2077, conta com o trabalho do ilustrador português Filipe Andrade.

El negocio del streaming está roto: ni Netflix, ni Amazon, ni Hollywood encuentran solución a la debacle histórica en los beneficios: Parece que a ideia de pagar múltiplos serviços que depois não há tempo para desfrutar, afinal, não é assim tão boa ideia?

BookTok Might Have Been a Mistake, But Sometimes It's Still Good: Um erro, mas da parte dos editores, que se começam a focar em excesso no marketing via TikTok. Porque boa parte do booktok é amador, são fãs que mostram as suas leituras. Por enquanto, que o crescimento dos influencers mais profissionalizados é assinalável.

The Best Korean Novels, recommended by Bruce Fulton: Sugestões de leitura para descobrir a literatura contemporânea da Coreia.

A BRIEF HISTORY OF PULP FICTION: A ficção pulp foi um elemento fundamental da génese da ficção científica. E é de notar que se o género já há muito transcendeu o pulp, este ainda faz parte do seu ADN. E, também, de todas as vertentes e temas do pulp, com as suas revistas populares de ficção que contavam histórias sobre todos os tipos de tema (do desporto à aventura), apenas a FC ficou memorializada e ainda hoje sobrevive, embora de forma mais erudita.

Superman Doesn't Need X-Ray Vision To Spy In The Shower (Spoilers): Um lado inesperadamente malandro do Super-Homem.

As muitas mortes de Laila Starr: Análise à edução portuguesa de uma das melhores séries editadas este ano. Tem o gosto adicional de ter o trabalho de portuguesesm mas vale bem a leitura.

Tecnologia

Ken Reid’s “World Wide Weirdies” magazine cartoons: Puro anos 60, diria.

Gödel, Escher, Bach, and AI: Bem, de facto os correntes LLMs não são realmente capazes das façanhas que gostamos de lhes atribuir, os textos que geram não são factualmente corretos. Por outro lado, são excelentes em campos onde não é preciso excelência e rigor. A sua utilidade como ferramentas suficientemente boas é um dos problemas levantados pela IA Generativa.

The week in AI: Generative AI spams up the web: Um bom (bem, na verdade, mau) exemplo dos malefícios de uma IA suficientemente boa, já o estamos a sentir, o crescendo de spam sites, spam texts e spam images, conteúdo gerado automaticamente que não serve para ser lido, mas para encher de conteúdo sites para veicular publicidade. É puro chico-espertismo.

Google’s medical AI chatbot is already being tested in hospitals: Veremos no que isto dá, se um complemento de informação médica que auxilia o trabalho dos profissionais, libertando-os para tarefas mais complexas, ou será mais uma ferramenta para cortar pessoal especializado.

AI likely to spell end of traditional school classroom, leading expert says: Ou nem por isso. A sala de aula tradicional é bicho resistente, com morte perenemente anunciada, mas sempre a não ser aniquilada pela introdução das tecnologias que todos dizem que a tornará obsoleta. O mundo da educação é conservador, por razões óbvias de equidade e transferência geracional de valores, e se por um lado é indesejável que a tecnologia esteja arredada da sala, por outro não podemos estar sempre a reformular sistemas educativos para acomodar as mais recentes ideias advindas das modas fugazes.

A short documentary from 1968 shows first computer animation of people: Estas animações primitivas parecem-nos tão pueris, e simples, mas são o ponto de partida das avançadas ferramentas e técnicas de que hoje dispomos para simular o real no digital.

Demoscene wins UNESCO cultural heritage recognition in Netherlands: Isto é muito interessante, validar a estética das demoscenes como património cultural. Valoriza as artes digitais, bem como um movimento antigo ligado a um certo underground cibernético.

He escaneado mi iris a cambio de tokens gratis: Worldcoin señala el camino de lo que nos espera con la identidad digital: Se algum governo se lembrasse de introduzir digitalização biométrica para uniformizar meios de identificação, ficaríamos todos (com razão) preocupados com a invasão da privacidade e violação aos direitos individuais. Mas, como é uma empresa e promete uns criptotrocos em troca, ninguém levanta questões. 

Computer problems are a big waste of time: De facto, quem nunca se viu obrigado a perder tempo por questões de hardware disfuncional, software a bugar ou interfaces desenhados para não serem usados? 

La prohibición del móvil en clase se extiende por Europa. En España seguimos sin consenso: Pessoalmente, sou daqueles que pensa que proibir telemóveis em sala de aula revela uma enorme preguiça intelectual, e um desresponsabilizar daqueles que trabalham na única instituição que assegura igualdade e equidade, do guiar os alunos para uso positivo destas tecnologias. E nem é difícil, basta estruturar uma política de uso aceitável.

AI and the automation of work: Será que a IA Generativa vai provocar o descalabro laboral, ou nem por isso? Esta análise deita alguma água na fervura, mostrando que os efeitos de mudanças laborais introduzidos por novas tecnologias são a médio prazo positivos, e com efeitos imprevistos. Afinal, como observa o artigo, pode-se usar IA para agilizar o trabalho de alguém, mas esse ganho de eficiência não significa que se deixe de necessitar da pessoa.

El 5G está acabando con la batería de tu móvil. Y no hay procesador que se libre: Como alguém que assumidamente sofre de ansiedade de bateria (50% já é motivo de pânico, e nunca saio de casa sem um powerbank), isto é mais uma razão para manter o 5G desligado. A principal razão é não sentir necessidade dessa largura de banda, em rede celular o que me é importante são comunicações e algum salto ocasional a redes sociais, o tipo de aplicações que mais se adequam ao 5G não fazem parte do meu perfil de utilizador (isto não é uma diatribe anti-5G, apenas um reconhecer qual o meu nicho de atuação).

French Assembly passes bill allowing police to remotely activate phone cameras and microphones for surveillance: Duas notas sobre isto: primeiro, o potencial atentado às liberdades e garantias de uma medida destas; segundo, a confirmação pública daquilo que muito se fala - que é trivial ativar os dispositivos dos nossos telemóveis sem nos apercebermos disso.

You can’t post ass, Threads is doomed: Parece que a Meta pegou nas lições de conteúdo retiradas do facebook e as aplicou na sua tentativa de estabelecer uma nova rede social. Mas o resultado disso é ser insossa.

Threads' Instagram 'Trap' Shows Why Facebook Should Have Been Broken Up Years Ago: É, de facto, uma má prática e um dark pattern óbvio. A nova rede? aplicação? da Meta, o seu twitter 2.0, está interligada ao instagram, mas da maneira errada. Se quem quis experimentar a Threads querer encerrar a sua conta, não o consegue, porque ao fazê-lo encerra também a sua conta Instagram. É algo que faz imenso jeito para as métricas, e inflaciona o número de utilizadores.

Mastodon ha conseguido lo impensable: que hasta un gigante como Meta apueste por la web descentralizada: Não sou tão optimista, não sei se será tanto um afirmar do Activity Pub, como uma forma das empresas cooptarem este protocolo aberto para os seus modelos de internet.

Meta : le concurrent de Twitter, Threads, pas lancé dans l’UE, pour des questions règlementaires: Ou seja, a nova coqueluche dos frustrados que andam a saltar em catadupa para fora do barco twitter está optimizada para o tipo de recolha e tratamento invasivo de dados que o RGPD europeu impede. Claro que muitos irão dizer que as leis europeias são um empecilho e impedem a inovação, mas quem o faz ou vive muito iludido, ou tem algo a ganhar com a exploração indiscriminada dos nossos dados.

What Did People Do Before Smartphones?: Ora pois, o que se fazia quando se apanhavam secas nos tempos de pré-telemóvel? Não era nenhuma simpática orgia de socialização, como gostamos de pensar: "Before smartphones, people didn’t invest their in-between time into forging social bonds or doing self-improvement. They mostly suffered through constant, endless boredom. So let us not lament or malign the time we waste on smartphones, at least not so much. It is bad to be seduced into argument or conspiracism, to shop or lust or doomscroll, to bring one’s job into the dentist’s chair or the living-room recliner. But it was also bad to suffer the terror of monotony. Now there is too much happening, but before, ugh, nothing ever happened."

Internal Emails Show FBI Freaking Out About Deepfakes: Sem grande surpresa, porque o potencial criminoso desta aplicação é tremendo, e as formas de deteção quase nulas.

Martin Lewis warns over ‘first’ deepfake video scam ad circulating on Facebook: E, por falar em falsa publicidade recorrendo a deepfakes, este é um caso visível. Há uma nota importante neste relato: por incúria, ou falta de vontade, um dos gigantes da internet também lucra com este crime, ao permitir publicidade paga mas não se dando ao trabalho de vigiar que conteúdos são apresentados nos anúncios.

In-space manufacturing startup aces pharma experiment in orbit: Uma ideia algo doida, mas que funcionou. Lançar para o espaço uma fábrica automatizada para produzir medicamentos em órbita. E como é que se vai buscar o produto lá acima? Bem, é mesmo da forma como estão a pensar - a órbita do satélite decai, entra na atmosfera e é recuperado. Resta saber se os resultados da produção são bons, e se compensa os custos.

Taliban Endorses Twitter Over Threads: Bem, com recomendações destas... diria que o elogio vindo de sanguinários fanáticos religiosos medievais não é a melhor recomendação para uma rede social. Diria até que é uma excelente razão para não a usar.

Social networks can keep storing EU user data in the US under new agreement: Isto até é uma boa notícia, se virmos além das redes sociais. Todos aqueles que gerem serviços (tipo Google Workspace, ou aplicações web) sabendo que os dados de europeus poderão estar em servidores do lado de lá do atlântico, podem respirar um pouco mais tranquilamente. Isto, claro, caso os tribunais europeus não mandem abaixo este acordo.

Europa y EEUU firman un acuerdo para transferir los datos. Han vuelto a caer en los mismos errores: Ou então, talvez não, se o novo acordo transatlântico de transferência de dados for assim tão similar aos anteriores, irá ser cessado em tribunal. A noyb está atenta.

The Many Planned Moon Landings of 2023: Quase diria que há engarrafamentos no caminho para a Lua, com tanta missão a planear alunagem. Mas a taxa de sucesso é baixa, o que mostra bem a dificuldade destas missões.

Retrotechtacular: Better Living Through A-Bombs: Houve temoos em que falar de usar energia atómica para fins benéficos para a humanidade passada por detonações. Felizmente, depressa se percebeu que a ideia tinha tudo para correr mal.

An Open-Source Antikythera Mechanism: Uma boa notícia para quem quiser construir a sua versão deste vestígio de tecnologias computacionais da antiguidade.

Modernidade

Arthur Suydam, 1981: Fantasias negras.

'Flaming Strawmen'? 10 Internet Rage Baiting Techniques You Need to Know About: As discussões online depressa decaem para extremismos, e isso pode ser intencional. Aqui, uma lista das principais armadilhas que nos levam a extremar posições.

The Ukrainian Group Archiving Russian Soldiers’ Graffiti: Pode parecer estranho, salvaguardar os graffitis dos invasores, mas é uma forma de arquivismo e de memorialização da violência exercida.

An Overview of the Many McDonald's McFailures: Restaurantes nos comboios, linhas aéreas dedicadas, pizzas... vale tudo para sacar mais uns trocos.

A Forgotten Pioneer of Surrealism: Alberto Martini and his Monde Macabre: Haverá algo mais surrealista do que se tornar um surrealista esquecido?

A política monetária do BCE não é verde: Nem verde, nem vermelha, nem de mais nenhuma cor que não seja a do dinheiro a ser sugado para os bolsos dos mais ricos.

Há 40 anos que a Psiquiatria se debate com a violência sexual nos hospitais e consultórios: É perturbador saber que espaços nos quais é essencial que as pessoas se sintam seguras, poderão não o ser, e que os predadores que abusam das suas vítimas, demasiadas vezes se safam.

Grad student commuted by plane from L.A. to Bay Area to save money in rent: Não é a primeira história destas que leio, há uma lendária em Itália de uma mulher que lhe sai mais barato ir e vir de comboio rápido todos os dias da casa dos pais para o local de trabalho. Mora em Nápoles e trabalha em Milão. Estas pequenas histórias são sintoma de uma crise profunda que se está a viver na habitação.

Is Wagner Group Too Big to Fail?: Num regime mafioso, este tipo de organizações está de tal forma enquistada, que se torna impossível um corte limpo. 

The US is destroying the world's last known chemical weapons stockpile: Um marco da cooperação internacional para cercear uma tecnologia obviamente danosa para a humanidade.

Some of Earth’s Most Famous Art Started with Stardust: Entre ciência e arte, um pouco de poesia, nestes apontamentos sobre a origem química de alguns dos pigmentos mais essenciais na pintura clássica.

"Disney Cats & Dogs" @ The Walt Disney Family Museum, San Francisco: Um mimo para os amantes de cães, e da estética disney.

The Greatest Museum You’ve Never Heard Of: Bolas, agora não paro de me azucrinar mentalmente por ter deixado escapar esta biblioteca quando estive em Milão. Tenho de regressar, está visto. Este olhar para uma biblioteca e museu clássico deixa-nos com água na boca.

Revisiting the Long Boom: Recordo este artigo ds Wired, vindo dos tempos super-optimistas do final dos anos 90. As tendências até estão bem identificadas, agora quanto ao boom de prosperidade, andamos longe dele.

Earth Is a Potato: A imagem de um planeta esférico é uma simplificação, a forma real da Terra é muito mais complexa. Aliás, a verdadeira forma depende do tipo de observação que se faz.

We're in Awe of This Comically Gigantic Luxury Cruise Ship: Excessos do late stage capitalism. Não há justificação, nestes tempos de crise ambiental, para estes hiper-poluentes paquidermes dos oceanos.

Meet A.I.C.C.A., Artist Mario Klingemann’s New A.I.-Powered Robot Dog That Generates—and Poops—Art Criticism: Podemos criticar a emergência da IA Generativa com tom catastrofista, ou podemos brincar com o assunto.

The Long Reach of China’s Demographic Destiny: uma hipótese fascinante - as tensões China-EUA e o reforço do poder do partico comunista chinês encontram explicação na demografia. A população chinesa está a envelhecer, e isso abre espaço a uma maior vontade de totalitarismos. E tabém, como mostra o artigo, com consequências económicas.