terça-feira, 6 de junho de 2023

Dark Matter


Michelle Paver (2010). Dark Matter. Londres: Orion.

Quando um jovem solitário da classe trabalhadora inglesa se junta a uma expedição liderada por dilletantes, não imagina que o espera uma experiência traumática e transformativa. O objetivo da expedição é passar um inverno numa zona remota das ilhas Svalbard, sendo os primeiros a fazer esse feito enquanto documentam a experiência e recolhem dados metereológicos. Mas acidentes acontecem, e entre a viagem e as primeiras semanas quase todos os membros da expedição têm de sair da zona. Resta o jovem solitário, que curiosamente é o mais relutante participante da aventura, para manter a expedição. Isolado no profundo inverno, nos dias gelados e sem sol, tendo por companhia apenas os cães da expedição, irá descobrir que o recanto remoto guarda um segredo teneboro, e uma assombração violenta que colocará em perigo a sua vida e sanidade mental.

Apesar de ser uma história sobrenatural, um clássico conto de fantasmas, este é um aspeto que está quase ausente ao longo do livro. Temos alguns vislumbres, e o clímax fatalista que encerra o livro. Ao longo da história, a presença sobrenatural vai-se avolumando, mas em pequenos detalhes, evitando o tipo de sustos in your face deste tipo de obras. A real presença opressiva do livro não é sobrenatural, mas sim psicológica, com o peso da vida isolada, do frio invernal, da escuridão permanente do ártico. Sabemos que estamos a ler uma clássica história de fantasmas, mas este, quando aparece, é quase por enfado, para cortar com um pouco de terror clássico o tremendo peso da solidão crescente da personagem principal do livro.

Infelizmente, o livro não resiste a um final feliz mas amargo, com o jovem protagonista a sobreviver, traumatizado, e a refugiar-se nos trópicos com um outro sobrevivente do ordálio, um dos cães da expedição. Nesse final, percebemos mais uma potencial linha narrativa, de frustração de sentimentos românticos não expressos para com outro membro da expedição, que não sobreviveu. Essa vertente parece um pouco colada a cuspo, pensada talvez mais como um agrado para nichos de mercado leitor especificos, do que uma das linhas estruturais da obra. Apesar deste final quase delicodoce, a narrativa é forte, é um daqueles livros que não conseguimos de parar ler, entre o mistério sobrenatural e a prosa claustrofóbica do isolamento total.