domingo, 15 de agosto de 2021

URL

Esta semana, destacamos o lançamento de aventuras de Comandante Serralves, sugestões de leitura para o verão, e a tradição de literatura livre da Grécia. Fala-se do projeto de Ciências da Computação na escola, o novo ecrã negro da morte, e armazéns automáticos. Olha-se para as criaturas das profundezas, lugares galegos e a mais antiga música. Outras leituras vos aguardam, nas Capturas da semana.

Ficção Científica e Cultura Pop



Stephen Fabian: Visões clássicas.

Apesar de tudo: Uma edição de bd francófona, que parece ser encantadora, a chegar aos leitores portugueses.

"Robots in Rowboats" is a delightfully whimsical coffee table book: Robots feéricos? Como não apreciar?

Crib Sheet: The Labyrinth Index: Os Laundry Files são uma das mais divertidas séries de literatura de terror correntemente escritas, um conjunto de livros sobre uma agência secreta inglesa que tem como função defender o reino de ameaças sobrenaturais... embora as maiores ameaças sejam a estupidez humana.

Bruce Pennington’s 1974 cover to ‘The Time...: Sim, voa, mas será visível no radar?

The comics, award-winning sci-fi, and nonfiction we’re reading this summer: Com frio e chuva no momento em que escrevo estas linhas, o verão não parece especialmente promissor. Talvez seja um convite extra a leituras e visionamentos, embora confesse que depois de confinamentos e isolamentos, a necessidade que se sente neste verão não é bem a de ficar em casa. Mas se o tivermos de fazer, há aqui excelentes sugestões para aproveitar bem o tempo. Se não, não deixam de ser boas sugestões à beira da piscina, no areal ou no interior.

The Perennial Short Stories: A ficção científica é um dos géneros que mais cultiva a importância do conto. Em parte por tradição, a FC fez-se nas revistas de contos pulp, mas hoje, o conto serve para os autores afinarem as suas capacidades, experimentarem ideias e técnicas. 

Comandante Serralves: E quem é Serralves, perguntam-se? Criminoso rebelde, herói da revolução, talvez ambos. Comandante Serralves é um universo partilhado idealizado pela Imaginauta, centrado na personagem homónima, à volta do qual se constroem histórias de boa ficção científica portuguesa. Está de regresso às livrarias com uma nova edição, que colige contos anteriores, e nos traz novas histórias e bandas desenhadas inéditas. O lançamento será no Festival Contacto.



Out of the Atomfire: Da incrível resistência da epiderme feminina à exposição ao espaço exterior.

Patriotic Obscenity: Aaron Poochigian and the Comedy of Aristophanes: Bem, este termo grego vindo de Aristófanes merecia ser revivido, especialmente porque aqueles a quem se aplica na perfeição são geralmente tão densos que julgariam estar a ser elogiados como europeístas: "And euruproktos — proktos, you might recognize from proctologist — means butthole. And euru means broad or wide. It's a term that's used in Athenian literature. And euruproktos means wide asshole. It means that your asshole is wide from being fucked so often. Aristophanes uses it as just a general term for politicians".  Da sublime arte de humilhar os poderosos, da necessidade de insultar não para ofender, mas para defender a pátria, um espírito que herdámos da Grécia antiga.

Freguesa: — Existe algum livro d’os Maias que não seja infantil...: Já tinha saudades da Livreira Anarquista e das suas histórias de incredulidade.

Tecnologia


Inside a Robot Swarm Grocery Packing Facility: Um vislumbre da dança algorítmica dos robots que asseguram o trabalho de um centro de distribuição automatizado em Inglaterra.

Miniature Exhibition Design: Dismantled Cell Phones as Artwork: Há de facto uma certa beleza na composição dos componentes eletrónicos.

Projeto Ciência da Computação quer incluir programação, robótica e IA na oferta escolar: "Quer incluir" não é um título rigoroso, estas vertentes já fazem parte da realidade escolar através do programa da disciplina de TIC e dos clubes de programação e robótica. O que este projeto traz é um incentivar destas vertentes, desafiando professores a criar espaços e tempos específicos para explorar estes temas.

Microsoft’s Blue Screen of Death is changing to black in Windows 11: Digamos que Ecrã Nero da Morte soa mais portentoso.

Hasta siempre, APK: todas las apps Android tendrán que usar AAB, un nuevo formato más ligero, a partir de agosto: Uma mudança interessante no mundo android, reconhecendo a fragmentação entre equipamentos de diferentes tamanhos e capacidades. As apps passarão a adaptar-se aos equipamentos específicos; em vez de instalar um apk com todos os recursos para todo o tipo de equipamento (desperdiçando espaço), capa app instala-se apenas com os recursos que necessita para o dispositivo específico.

Brickit: una app que utiliza visión artificial para sugerir ideas de construcción con tus propias piezas de Lego: Aponte-se o telemóvel para uma pilha de legos...e o algoritmo sugere ideias de construção, com guias. Parece-me um excelente desbloqueador, que ajuda a ganhar inspiração e a enfrentar o clássico síndrome da página em branco. Essencialmente, um auxílio à criatividade.

Instagram is 'no longer a photo-sharing app,' says its head: Já se tinha notado. E com isto, perdeu o seu interesse, tornando-se mais uma rede social de conteúdos vazios, infestada por influencers que transformam a banalidade em sucesso fugaz. 

The Internet Is Rotting. What To Do?: Os links são a base da nossa memória digital, mas como qualquer pessoa que já tenha passado vários anos a trabalhar online sabe, têm tendência a desaparecer (por um enorme conjunto de razões, desde avarias a mudanças de servidor, ou extinção de serviços). O problema é que a internet se tornou uma memória coletiva, e o linkrot uma forma de amnésia.

How do babies perceive the world?: Uma pergunta fascinante, cujas respostas podem alargar a nossa compreensão quer do desenvolvimento infantil, quer da inteligência humana. Graças ao fMRI, começamos a perscrutar a fisiologia cognitiva dos bébés.

Big Tech’s guide to talking about AI ethics: Rimo-nos... porque até é verdade, com estas definições bem humoradas do lado mais duvidoso das preocupações com ética e inteligência artificial.

These Are America's Top 10 Also-Ran Carmakers: Veículos inesperados vindos da segunda e terceira linhas da indústria automóvel americana. Alguns são ícones de nicho, outros, tentativas de desafiar os grandes construtores.

Israel used world's first AI-guided combat drone swarm in Gaza attacks: Enquanto outros se preocupam com considerações éticas sobre o uso de armas autónomas, os israelitas aproveitam os palestinianos para experimentar novas armas. O exemplo está dado, seguirá a proliferação.

billionaires are starting a new space race. so, what happens to the rest of us?: Bem, assistimos e comemos pipocas.

Japan’s Toei Is Using AI Tools To Speed Up Animation Production: A surpresa aqui é ter demorado tanto tempo. As ferramentas gráficas de inteligência artificial estão cada vez mais poderosas, e com resultados mais realistas (ou adaptáveis a estilos específicos). Não surpreende esta experiência dos estúdios japoneses em usar gráficos gerados por Inteligência artificial nas suas produções.

Pokémon Go is still incredibly relevant: Ultimamente não tenho jogado, mas não o desinstalei. De facto, a perenidade deste jogo mobile é notável, bem como a capacidade para gerar receitas. Desde o início explosivo, o jogo que colocou a realidade aumentada no olhar do grande público tem-se mantido com uma comunidade de jogadores ativos. E, realmente, já há muito que não dou uso às minhas pokébolas. Tenho de mudar isso.

E-Paper Pocket Map Goes Where Your Phone Can’t: É uma excelente ideia, os ecrãs e-ink são imbatíveis na duração da carga de bateria e facilidade de visualização sob luz solar direta. Por outro lado, não têm a fluidez dos ecrãs normais. Mas é por isso mesmo que são excelentes para usos específicos. Confesso que nunca tinha pensado que os e-ink dariam bons mapas digitais.

Modernidade


O natural e o tecnológico fundem-se nas Paisagens Transgénicas de Álvaro Domingues: Estas fotos não representam exatamente a noção que temos da paisagem como ambiente natural ou arquitetónico arrebatador. Muito pelo contrário, mostram-nos detalhes do que consideramos banal, da colisão entre atividade humana e ambiente natural.

Where Did the Coronavirus Come From? What We Already Know Is Troubling: Normalmente não dou grande crédito aos rumores sobre origem artificial do coronavírus, mas quando alguém como a Zeynep Tuckfeci nos fala disto, vale a pena ler. Notem que não há aqui teorias da conspiração, apenas uma análise das práticas laboratoriais, e uma observação de que para compreender melhor esta pandemia, temos de investigar todas as eventuais hipóteses. 

The Evolutionary Wonders in the Deep Sea - Issue 102: Hidden Truths: Nas profundezas abissais, vivem criaturas que têm tanto de maravilhoso como de fascinante, com uma pitada de impossibilidade.

By Now, Burnout Is a Given: É preciso comentar? Especialmente por um professor em final de ano letivo, ou seja, ainda mais atulhado de trabalho do que habitual?

INSIDE THE TOMBS OF SAQQARA: Da enorme riqueza oculta sob as areias de Saqqara, que não sendo um dos mais prestigiantes locais arqueológicos, se tem revelado de uma enorme riqueza em artefactos.

Even Trigger Warning Is Now Off Limits: A linguagem é poderosa; o uso das palavras pode ser uma medida de modificação social de comportamentos. Mas onde é que fica a fronteira entre o desejável e o absurdo? Todos concordamos que substituir termos obviamente ofensivos por outros mais simpáticos é importante, nem que seja por uma questão de elementar boa educação. Mas algumas das sugestões para melhorar a inclusividade roçam o absurdo, e correm o risco de diluir o impacto dos conceitos.

Tour the British landscape with a road trip from Shitterton to Twatt: Uma road trip pelas terras de nomes mais ofensivos do Reino Unido (ex-EU).  Por cá, seria possível um itinerário do Algarve ao Minho, a passar por Vendas da Gaita, Lavacolhos, Pichas, Pintalhas, Vales da Rata e, claro, por Amor em Leiria (a aldeia, não um caso amoroso)? Toponímia malandreca é coisa que não nos falta.

51,000-Year-Old Bone Carving Suggests Neanderthals Were True Artists: Da perenidade do impulso artístico, que antecede até o emergir do Homo Sapiens.

What went so wrong with covid in India? Everything: Populismos, religiosidade, nepotismos, falta de organização, problemas de infraestrutura. O preço é medido em vidas humanas.

What Was the Earliest Music?: Como seria a música mais antiga? É algo que jamais conseguiremos ouvir, apesar dos esforços dos arqueólogos e musicólogos em interpretar e reconstituir antigos instrumentos e registos musicais. Mas haverá sempre melodias perdidas na noite dos tempos.

Ten years ago, The Onion predicted west's Irish Goodbye from Afghanistan: Pois, é um assunto algo discreto. Mas suspeito que lá para outubro ou novembro, quando os taliban capturarem Kabul, a derrota americana após 20 anos de guerra afegã irá ser muito discutida.

Los rincones gallegos que debes descubrir este verano: Confesso, tenho uma enorme queda para as paisagens naturais da região espanhola que se situa mesmo acima do nosso norte. Tem paisagens naturais de beleza estonteante, recantos tradicionais muito belos, e aquela língua que pouco diverge da nossa. Confesso, tenho soidades das paisagens galegas (soidade, disse? Pois, não é só o Português que tem a palavra saudade...).

Sem comentários: