quinta-feira, 1 de outubro de 2020

Dylan Dog: Color Fest #14; Color Fest #15; Dylan Dog e Batman.

 

Matteo Casali et al (2015). Dylan Dog Color Fest n. 15. Milão: Sergio Bonelli Editore.

Spore: Atendendo a um pedido de ajuda da sua nova paixão, que trabalha num centro de investigação de genética aplicada às plantas, Dylan mergulha num novo horror. A investigação dos cientistas criou um esporo inteligente e mutante, capaz de controlar outros seres. A primeira geração transforma as pessoas em criaturas vegetais, mas a segunda é capaz de passar por humana. E quer-se multiplicar. Uma aventura do Old Boy com traços de Swamp Thing.

Il pasto vivo: Uma história decididamente weird. Uma pausa num restaurante de estrada, especializado em comida vegana, transforma-se num banho de sangue quando um assalto corre mal. A coisa fica pior quando os clientes do restaurante se revelam criaturas monstruosas de origem vegetal. São verdadeiros Veganos, alienígenas da constelação Vega, e não têm especial apetência por carne humana, estão na Terra porque os vegetais do seu planeta são aguerridos e não se deixam comer. É uma história algo pateta e muito atípica de Dylan Dog, mas curiosamente divertida. 

Il respiro del Diavolo: Dylan Dog como action hero é algo bizarro, mas acontece. Aqui, adolescentes que levam longe demais brincadeiras sexuais com asfixia acabam possuídos por demónios, que Dylan exterminará com extremo prejuízo. 

Il mondo negli occhi: Uma potencial cliente de Dylan queixa-se das vozes interiores que não a largam. Talvez esteja possuída por demónios, mas a verdade é ainda mais surreal. Ao olhar nos olhos dela, Dylan é transportado para o seu interior, e descobre que as vozes são as de outras vítimas do olhar. A solução passa por uma cena reminiscente do olhos cortado do filme surrealista Un Chien Andalou. 


Lorenzeo de Felici et al (2015). Dylan Dog Color Fest n. 14: Nuovi volti. Milão: Sergio Bonelli Editore.

Peggy del lago: Dylan é contratado pelo advogado de um empreendimento turístico para investigar os estranhos acontecimentos que acontecem no estaleiro de obras, onde alguns vigilantes noturnos morreram afogados num local sem rios ou lagos. Dylan irá descobrir um segredo milenar, um lago fantasma que se manifesta na zona que é a prisão secular de uma sereia, incapaz de se libertar dos grilhões, acorrentada por uma tribo de homens que ajudou. A sereia revela-se mortífera, mas a sensibilidade de Dylan percebe que a forma de sobreviver é libertar a criatura da sua prisão milenar.

Party Girls: Uma história muito violenta num tom humorístico. Quatro amigas partem para a diversão notura, e quando se apercebem da paixão de uma delas por Dylan Dog, decidem convidá-lo para a festa. Algo que Dylan acede, mas acaba por recusar-se quando as coisas começam a ficar descontroladas. Algo que as mulheres não aceitam bem, e partem para uma violência que se revelará fatal.

Il vestito del demone: É o mais estranho cliente de Dylan. Um demónio da babilónia, aprisionado durante milénios numa caixa, que é liberto por um incauto amante de antiguidades. Possui este humano, levando-o pelos caminhos de decadência que os demónios apreciam, mas o que este não contava é que o possuído abraçasse com entusiasmo os caminhos imorais. Que levam a ser um dos administradores da empresa onde trabalha. Farto e incapaz de se libertar, o demónio contrata Dylan para o livrar do seu humano. Algo que este conseguirá, voltando a aprisioná-lo no artefacto, mas a criatura não fica presa durante muito tempo. Para progredir no mundo dos negócios, nada como uma parceria demoníaca, algo que uma jovem secretária depressa se apercebe. 

Come si diventa cattivi: Um jovem solitário que sofre de bullying constrói na sua cave um robot para o defender dos matulões que lhe batem. Mas o dito robot não passa de sucata, que só a imaginação do rapaz vê como uma máquina. Anos depois, o jovem cresceu, e é um cientista louco que ataca Londres com o seu robot mortífero. É travado por um Dylan Dog, que presente a origem do sofrimento que tornou um jovem tímido num cientista assassino. 




Roberto Recchioni, Werther Dell'Edera, et al (2020). 
Dylan Dog e Batman: 4 storie complete. Milão: Sergio Bonelli Editore/DC Comics.

E o grande arranque do crossover DC/Bonelli com Batman e Dylan Dog... aqui fica-se mais por um prelúdio, que indica que Joker terá sido ajudado no passado por Xabaras, e estará a caminho de Londres nos tempos em que na cidade escocesa de Undead Dylan confronta pela primeira vez o seu arqui-inimigo (e pai) na primeira aventura clássica. E daqui não passa, mas o objetivo também não é de ter tudo pronto numa só edição. Mas diga-se que Recchioni e Dell'Edera dariam uma excelente equipa criativa para Batman, a sua variação não está nada má. 

A edição completa-se com a história original de Finger e Kane que introduziu o Homem-Morcego ao mundo, um clássico regresso de Joker sob as mãos de Dennis O'Neil e Neal Adams. Para equilibrar, há um recontar curto de L'Alba dei Morti Viventi pelo olhar da caixa de clarinete de Dylan Dog, uma forma de adensar a estranha relação entre Dylan e Xabaras.