quinta-feira, 17 de setembro de 2020

DC Science Fiction Graphic Novel: Hell on Earth; The Merchants of Venus; Frost and Fire; Demon With a Glass Hand; The Magic Goes Away; Sandkings



Keith Giffen, Robert Fleming (1985). DC Science Fiction Graphic Novel: Hell on Earth. Nova Iorque: DC Comics.

Um escritor de terror em pleno bloqueio literário recebe um convite irresistível. Ser pago para ajudar um académico a investigar o sobrenatural. Apesar de escrever relatos deste género, o escritor é céptico, mas dinheiro é dinheiro. E assim vê-se envolvido num pequeno grupo que faz experiências com rituais e incantações, que acaba por invocar uma tremenda força malévola, maior que o próprio demónio. Adaptação direta de uma novela de Robert Bloch, tem um estilo gráfico que procura puxar ao expressionismo, mas não é muito bem sucedido nisso.


Neal McPheeters, Victoria Petersen (1986). DC Science Fiction Graphic Novel: The Merchants of Venus. Nova Iorque: DC Comics.

Uma adaptação do início da série Heechee de Pohl, que toca nos pontos fulcrais da história. Mas o estilo de ilustração parece algo desfasado das visões de FC que promete, apesar das cores vivas e aspeto levemente futurista de alguns elementos.


Klaus Janson (1985). DC Science Fiction Graphic Novel: Frost and Fire. Nova Iorque: DC Comics.

Com Ray Bradbury não há que enganar, esta lenda da literatura fantástica tinha um estilo demasiado afinado para que até a mais elementar história embale o leitor. Nesta, humanos sobrevivem num estranho planeta, descendentes dos sobreviventes de uma nave colonizadora cujos vestígios são quase inacessíveis, devido ao estranho clima planetário. A acompanhar as palavras de Bradbury, o ilustrador Klaus Janson leva longe o grafismo nas pranchas, prenunciando na DC dos anos 80 a aposta na estética de vanguarda que viria a caracterizar a Vertigo.



Marshall Rogers (1985). DC Science Fiction Graphic Novel: Demon With a Glass Hand. Nova Iorque: DC Comics.

Um homem sem memória descobre que é o guardião de uma Terra futura, invadida por alienígenas que se transportaram ao passado à sua caça, e do segredo que detém, sobre onde se refugiaram os terrestres. Homem que, ao lutar para recuperar a sua memória, descobrirá ser um andróide vindo do futuro, que encerra em si o futuro da humanidade, e está condenado ao castigo do tempo. História de Harlan Ellison com uma premissa interessante, mas adaptada de forma desastrosa.


Paul Kupperberg, Jan Duursema (1986). DC Science Fiction Graphic Novel: The Magic Goes Away. Nova Iorque: DC Comics.

Um guerreiro grego, responsável pelo fim da Atlântida, ajuda um grupo de feiticeiros a tentar recuperar a fonte da sua magia, indo em busca de uma divindade adormecida. Uma demanda sem esperança, porque a era da magia se está a desvanecer. Fantasia pura, e um traço excelente no desenho, mas a adaptação dá a sensação de querer resumir um livro que claramente não cabe no limite de páginas desta experiência de novelas gráficas do final dos anos 80.


Doug Moench, Pat Broderick (1987). DC Science Fiction Graphic Novel: Sandkings. Nova Iorque: DC Comics.

Uma adaptação bem ritmada de uma história escrita por um autor que se viria a tornar um dos grandes nomes da fantasia, mas também deixa a sua marca na FC. Os gostos de um homem por animais violentos parecem ser saciados com uma nova e estranha espécie de insetos que constrói castelos e executa elaboradas batalhas rituais. Mas este quer algo mais empolgante, e leva a sociedade insectóide que mantém num viveiro aos limites da fome, alimentando-as com criaturas poderosas que as obrigam a combates para gáudio dos seus amigos. Claro que eventualmente este amante de criaturas exóticas também se irá tornar vítima dos insetos, após estes escaparem dos viveiros. A adaptação mantém um bom ritmo e a ilustração, sem grandes voos estéticos, acompanha o humor macabro da narrativa.