quinta-feira, 29 de novembro de 2018

Dylan Dog Granderistampa #73


Tito Faraci, et al (2018). Dylan Dog Granderistampa #73. Milão: Sergio Bonelli Editore.

Il grande sonno: Uma aventura que mistura horror e humor num registo de fina ironia. Dylan é contratado por uma não muito bonita jovem funcionária pública, para saber do seu noivo, que desapareceu com as suas poupanças. Parece um caso típico de um escroque que se aproveita de uma mulher solitária, e de facto o noivo em fuga tem alguns problemas com um par de criminosos. Mas o horror oculta-se no tranquilo subúrbio onde vive a jovem. Antigo lugar de crenças e magias, alguns dos seus habitantes mantém vivo o culto a um ser demoníaco. Uma seita que se oculta sob a plácida aparência de vizinhos metediços de um tranquilo subúrbio. Dylan aqui anda mais como mero investigador, mas acaba por tropeçar no terror suburbano. E o noivo em fuga acabará por se revelar como um escroque cheio de boas intenções. Uma história divertida, que vive da ironia,

L’incubo dipinto: Dylan encontra-se no país de gales, a investigar mistérios relacionados com um pintor maldito, famoso pelos retratos que fazia a moribundos. Cruza-se com uma ex-amante, com a qual tem uma relação complicada. Entretanto, estranhas e sangrentas mortes ocorrem na vila. No final, o próprio Dylan se verá ameaçado de morte pela ex-amante, que se mostrará possuída pela Morte. Esta entidade tem um passatempo de vaidade macabra, possuindo o corpo de artistas para retratar o seu trabalho. É um argumento algo infantil, que não faz jus à personagem.


La decima vittima: Anda um serial killer à solta na cidade de Londres, e uma namorada de Dylan Dog é uma das suas vítimas. Todo o mistério gira à volta de um livro de contos de terror, cujas páginas contém a antevisão das mortes violentas. Com um pormenor sobrenatural: a leitura que cada vítima faz determina a morte da próxima vítima. O mistério inicia-se nos esforços falhados de um escritor que viria a ganhar sucesso como autor de romances cor de rosa, mas esse sucesso mostra-se ser uma instrumentalização de um sinistro livreiro, que se compraz em encontrar escritores falhados para lhes libertar os demónios, e provocar mortes em série. Uma aventura bem contada, que nos surpreende a cada novo evoluir da história.