quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Inkscape + VRML


A texturizar avatares à unha. Ou, mais precisamente, ao clique de rato no ponto de controlo da curva de Bèzier. Utilizo o Avatar Studio como forma de criar modelos humanóides animados para VRML/X3D. É um programa antigo mas funcional com muitas formas de modificar modelos e aplicar texturas. Mas as opções disponíveis já não me chegam. O programa gera um ficheiro VRML com o modelo 3D e um jpeg de texturas associado. Comecei por editar as texturas no Gimp, mas não gostei dos resultados: pixelização, cores difusas, um certo aspecto sujo. Não ajuda os ficheiros do Avatar Studio terem uma resolução de 256x256.

O passo lógico é criar texturas vectorizadas. Este é o modelo de teste, onde apliquei formas criadas no Inkscape sobre a textura original. Exporta-se o png, edita-se no Gimp para a resolução certa, e voilá. Um avatar totalmente diferente, com cores brilhantes e luminosas. Mas este truque ainda está em beta. Tenho de perceber melhor a localização dos cortes para que a textura se aplique sem sobreposições. Sim, eu sei, existem ferramentas para UV unwrap, mas se o mapa de texturas já está gerado...

Próximos passos: experimentar outras resoluções, parece que 512x512 resulta bem, e criar avatares não humanóides, como animais ou robots, o que vai implicar mexer no código.