domingo, 26 de fevereiro de 2012

Eagle WIP


Entre outros projectos de 3D na internet que tenho entre mãos (em breve novidades e um concurso) dediquei-me a reformular o mundo Moon Films, que criei para testar uma técnica de incorporar vídeo em janelas nos mundos em VRML/X3D desenvolvida pelo Dr. Vítor Cardoso. E é uma boa desculpa para modelar foguetões e naves espaciais, e entreter-me com retro-futurismos e filmes clássicos sobre viagens à lua. Prometo que arranjarei forma de meter no meio de luminárias como o Tintin, os projectos de Von Braun e o foguetão Friede coisas um pouquinho mais esotéricas, como Luciano de Samosata, Cyrano de Bergerac (modelar cisnes, eis um desafio) e, claro, Randolph Carter.

O desafio agora é recriar um módulo Eagle, da saudosa série Espaço: 1999 que segui religiosamente na minha infância. Quando em conversas de café se entra em reminiscências sobre a televisão da infância da geração a que pertenço, costumo ficar com uma expressão neutra, e confesso que todas as referências dadas não significam nada... porque, francamente, apenas as séries Ulisses 31, Galactica e Espaço: 1999 mereciam a minha paixão.


Havia formas mais simples de fazer a coisa. Podia ter montado algumas partes no DogaL3 e o restante no Vivaty Studio. Para me desafiar, decidi modelar tudo no Vivaty. E está a ser mais complexo do que pensava. Um cubo truncado, tão fácil de criar em Google Sketchup, quase estoirou os meus neurónios no Vivaty. Particularmente quando pensei que essa é uma forma pré-definida no DogaL3. Mas o exercício e esforço fazem bem às minhas capacidades auto-didactas de modelador 3D. Não fica perfeito, mas o próximo modelo que criar já incorpora as lições que aprendi e ficará melhor.


Uma lição que já aprendi é a de em modelos complexos, separar o trabalho em módulos e ficheiros individuais. Mais vale ter bastantes ficheiros com componentes que depois se mesclam no modelo final do que um ficheiro gigantesco que se torna difícil de gerir.

(WIP, já agora, é Work In Progress.)
De todas as naves imaginadas pela ficção científica, sempre achei os módulos Eagle como plausíveis, pela sua estrutura modular segura por treliças e modos de propulsão. E as treliças serão o próximo passo no desafio de recriar em VRML um Eagle. Por enquanto, só o exterior, mas quem sabe, um destes dias perco de vez o siso e começo a recriar um Eagle com o interior acessível.