quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

I Can Haz

Então mas isto agora é só bonecos? Ainda por cima feios e distorcidos? Até parece que a máquina fotográfica se avariou? Estará este espaço em risco de se tornar mais um abrigo para intermináveis imagens i can haz cheezburguer e lolcats e memes depressa gerados e depressa esquecidos?

Nem por isso. Por muito intrigantes que sejam as imagens que apanho diariamente nos tumblrs, 4chan, whitechapel e blogoesfera, o mundo não precisa de mais um blog que se limita ao reblog iconográfico curado ao gosto pessoal do autor. Ando simplesmente a explorar um novo (para mim) conceito estético e a partilhar algumas das imagens geradas. Ainda estou pelo nível mais elementar do databending - editar bitmaps como som no audacity e assim que tiver isto dominado vou atacar codecs para perceber o datamoshing. Estou fascinado com a pureza digital destes métodos de exploração gráfica, o carácter aleatório dos resultados e a filosofia de mexer quase directamente no binário, ultrapassando o interface gráfico e obrigando a conceptualizar a imagem. Interessa-me também o remixing de imagens icónicas, brincando com sentidos e interpretações.

Entre edições de imagem em editores de audio e chatices com protocolos de rede intervaladas com aulas, o tempo anda curto. Por isso...