quinta-feira, 30 de junho de 2011

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A ler o divertido - não percebo se é a sério se é tongue in cheek, estudo de sociólogos do MIT sobre a board random do 4Chan, a verdadeira fossa séptica da internet. Gosto particularmente desta conclusão: "4chan is widely credited with being the source of many online memes, making it an excellent venue for studying innovation diffusion..

terça-feira, 28 de junho de 2011

PISA 2009 Results: Students On Line

A começar a ler o relatório PISA 2009 Results: Students On Line que está hoje nos noticiários. As trezentas páginas parecem-me uma leitura interessante, pelo menos pelo executive summary. É de destacar que o estudo não mede o uso de TIC mas sim a literacia digital, o que significa que apregoar que os estudantes portugueses estão no topo de utilização do computador não quer dizer nada de per se.

Alguns destaques:

- Sublinha-se a literacia: mais do que usar o computador para ler informação online, o estudo pretende medir a capacidade dos alunos de recolher, cruzar e utilizar informação.

- O uso de computadores e acesso à internet entre crianças e jovens subiu nos países participantes no estudo. Menos no Japão. Aí o equipamento de eleição é o smartphone. Um sinal dos tempos que virão?

- Não há uma correlação entre intensidade de uso de computador na escola e qualidade de literacia. O estudo aponta que utilizadores moderados têm mais competências de literacia digital do que utilizadores raros ou intensivos.

- Há uma correlação entre atitudes perante a leitura "clássica" e a leitura em suportes digitais.

- Usar o computador não chega: os melhores resultados são obtidos por alunos que utilizam activamente a internet para pesquisa para lá de outras actividades. Também se poderia dizer que não basta pegar na caneta e fazer uns rabiscos para saber escrever.

- E esta é a mais interessante: "The digital reading assessment offers powerful evidence that today’s 15-year-olds, the “digital natives”, do not automatically know how to operate effectively in the digital environment, as has sometimes been claimed". Sublinha o papel do professor, dos processos de ensino-aprendizagem e de actividades estruturadas no desenvolvimento de competências de literacia digital. O que mostra que não chega despejar computadores e esperar que os nativos digitais por magia comecem a fazer coisas interessantes. Com todas as transformações sociais ao longo das eras o papel da escola enquanto transmissora de culturas não se perde, apesar de se modificar de acordo com os tempos.

Indignai-vos


Stéphane Hessel (2011). Indignai-vos. Carnaxide: Objectiva.

Este é, em poucas páginas, um dos mais pungentes e incisivos manifestos em prol do civismo que já li, a par do Civil Disobedience de Thoureau. Note-se que falamos de civismo não como aquela boa educação pública que gostamos de sublinhar nas suas falhas mas como participação activa na vida cívica, tomando nas mãos os deveres de cidadania e não se limitando a deixá-los nas mãos de representantes eleitos que parecem servir melhor interesses obscuros do que as vontades e necessidades dos que os elegeram.

Hessel tem um currículo invejável: resistente à ocupação nazi, participou na elaboração da declaração universal dos direitos humanos e é uma voz activa contra as injustiças do mundo. Este Indignai-vos é um repto: à não passividade, à intervenção, ao não aceitar cegamente o que nos é transmitido como impossível pelos media e responsáveis políticos. É também um manifesto contra as ameaças às conquistas sociais que melhoraram substancialmente a qualidade de vida da população europeia, consequência directa de um ataque concertado de financeiros à procura de novas formas de maximização de lucros. Esta é uma obra actual e pertinente no corrente quadro de crise financeira que contemporâneo.

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segunda-feira, 27 de junho de 2011

Psychiatric Tales


Darryl Cunningham (2010). Psychiatric Tales: Eleven Graphic Stories About Mental Illness. Nova Iorque: Bloomsbury.

Esta obra comovente baseia-se nas experiências do autor como assistente de enfermagem em instituições psiquiátricas e nasceu como uma forma de exorcizar um período de doença mental na sua vida. Não se socorre de glorificação ou de riso fácil à custa dos maluquinhos. Cunningham mostra-nos o lado íntimo de quem acompanha pessoas fortemente perturbadas e, inevitavelmente, acaba por se envolver, por se comover e por sofrer com as doenças psiquiátricas dos que acompanha. O autor faz um grande esforço para nos mostrar as doenças mentais como uma forma aguda de sofrimento humano, desmontando mitos sobre fraquezas dos indivíduos ou más formações interpretadas como doença.

Num estilo muito simples, puxando por fortes contrastes a preto e branco, Cunningham desmistifica os estigmas por detrás das ainda mal compreendidas mas poderosamente incapacitantes doenças do foro mental.

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domingo, 26 de junho de 2011

Coisas giras...

... de viver na Ericeira:

Ir à varanda fumar um cigarrinho e deparar com a vizinha da vivenda à frente do meu apartamento (bem jeitosa, assinale-se, a rapariga, que a casa é perfeitamente banal) a lavar o carro de bikini. Isto não é daquelas coisas que só se vêem nos filmes?

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(acho que assim de repente me deu vontade de ir fumar outro cigarro...)

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À espera na biblioteca João Paulo II na UCP...

sexta-feira, 24 de junho de 2011

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Experiências em TIC no Agrupamento de Escolas Venda do Pinheiro

Durante este ano lectivo alunos de diferentes escolas do Agrupamento tiveram a oportunidade de explorar tecnologias digitais em contexto educativo na sua sala de aula, criando projectos interdisciplinares em que as aprendizagens curriculares e a exploração criativa do computador permitiram criar produtos multimédia. Intitulado 3D Alpha, este projecto ofereceu aos alunos e docentes do 1º Ciclo a possibilidade de utilizarem o computador magalhães na sala de aula e descobrir um grande número de aplicações digitais. Com este projecto, o Agrupamento passou a fazer parte das cem escolas escolhidas a nível nacional para a iniciativa Aprender e Inovar com TIC.

O principal foco do projecto foram as aplicações de modelação e animação 3D para produção de animações e ambientes virtuais. Surpreendentemente, o computador magalhães revelou-se capaz de correr estas aplicações, que requerem algum poder computacional. Todos os projectos criados pelos alunos envolveram duas fases: aprendizagem de conceitos de modelação 3D e aplicação na criação de produtos multimédia adaptados às necessidades expressas pelos professores titulares das turmas envolvidas.

Na primeira fase os alunos descobriram programas como o Google Sketchup, para modelação arquitectónica, Bryce, para modelação e animação 3D, CB Model Pro, de modelação tridimensional orgânica, e Doga L3, de criação fácil de veículos em 3D. A segunda fase varia de turma para turma. Na EB 1 da Venda do Pinheiro com os alunos de terceiro ano da Professora Anabela Tibério, foi realizado um filme de animação 3D, Sonho de Cores Diferentes, e um ambiente virtual de realidade virtual não imersiva que simula o Ciclo da Água. Na mesma escola, com a turma da Professora Rosa Martins, criou-se o filme de animação 3D intitulado A Aventura de Teresa. Na EB de S. Miguel do Milharado os alunos da Professora Ana Cristina Reis trabalharam num projecto de visualização arquitectónica em realidade virtual para modificar um caminho situado perto das instalações escolares.

As actividades de exploração do digital não se esgotaram nestes projectos. Os alunos do 6º C e 9º A participaram na iniciativa Ciência na Escola, promovida pela Fundação Ilídio Pinho, com o projecto Viagem de um Glóbulo Vermelho, recriando em realidade virtual tridimensional elementos biológicos do sistema cárdio-respiratório. Os alunos das turmas 5º A, 5º B e 5º H, depois de experimentarem a animação 3D criando estrelas de natal, elaboraram espaços virtuais simulando sistemas de energia eólica. Foram ainda desenvolvidos workshops com docentes do 1º Ciclo sobre temáticas de utilização criativa da tecnologia.

O carácter plurianual da iniciativa Aprender e Inovar com TIC implica a continuidade destas actividades nos próximos anos lectivos, esperando que se consiga atingir outras escolas do Agrupamento. Para saber mais sobre estes projectos e ver os trabalhos criados pelos alunos consultem a página http://3dalpha.blogspot.com/ .

quarta-feira, 22 de junho de 2011

Geometrias

"Qual é a diferença entre um quadrado e um quadrado equilátero?", perguntei a um colega de matemática. Ficou logo com uma expressão pensativa a roçar o surpreendido. "Ora um quadrado... uma figura equilátera..."

Tive que lhe dizer era uma das minhas armadilhas para os alunos. Um quadrado é por definição equilátero. Quando me respondem que um quadrado equilátero é um quadrado que tem todos os lados iguais contra-ataco dizendo "ao invés dos quadrados com lados desiguais...." e aí percebem.

Mas o colega esteve à altura. "Podes dizer que um quadrado é um rectângulo mas um rectângulo não é um quadrado". Outra armadilha, desta vez com correcção científica.

segunda-feira, 20 de junho de 2011

A Aventura de Teresa HD



Animação criada pelos alunos da turma 3º B da Escola Básica da Venda do Pinheiro. Conto desenvolvido na área de Língua Portuguesa e Expressão Plástica. Modelação 3D: Bryce 5.5 e Google Sketchup. Animação: Bryce 5.5. Captura de som: Audacity. Edição vídeo: Vegas Movie Studio HD. Professores orientadores: Rosa Martins (1º Ciclo - titular de turma) e Artur Coelho (Educação Visual e Tecnológica / Coordenação PTE).

domingo, 19 de junho de 2011

A Aventura de Teresa IV


O 3D Alpha está na recta final por este ano. Para terminar, falta a animação 3D do 3ºB da Escola Básica da Venda do Pinheiro. Depois de um longo processo de composição e rendering dos clips de vídeo das cenas do filme - cinquenta e cinco no total, sempre com tempos de rendering que iam da hora e meia às catorze horas, está finalmente montado em vídeo. Segue o rendering final e a publicação online. Coisas que aprendi com este projecto de vídeo 3D: se é para usar texturas complexas e pontos de luz, começar a renderizar bem cedo. Vai ser um longo processo; renderizar sempre mais uns segundos do que o necessário para o track de audio. Mais vale sobrar e cortar do que faltar na altura da edição. E havia de comprar um microfone decente. Não se faz milagres com o som capturado com o microfone interno do computador.

Enquanto escrevo estas palavras os codecs do Sony Vegas Movie Studio HD estão a renderizar o filme em Stereo HD. Mais uma hora e meia e estará completamente pronto. Com tanto rendering o processador do meu computador deve sentir-se tão precisado de férias quanto eu.

sábado, 18 de junho de 2011

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Projecto Caminho II

Alunos do Milharado a interagir com o modelo virtual do projecto de intervenção num caminho rural próximo da escola.  É bom ouvir os tons de voz orgulhosos das crianças a mostrar os seus trabalhos aos colegas.


sexta-feira, 17 de junho de 2011

Projecto Caminho



Vídeo de visualização em VRML/X3D de projecto de intervenção em caminho rústico próximo da escola EB de S. Miguel do Milharado elaborado pelos alunos da turma 4º AM. Modelos 3d criados em Google Sketchup nos computadores magalhães dos alunos. Professores orientadores: Artur Coelho (EVT/PTE) e Ana Cristina Reis (1C - titular de turma).

terça-feira, 14 de junho de 2011

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Religion...


... is bad for the community.

Sneak Preview



Algumas cenas sem edição do filme de animação 3D A Aventura de Teresa, criado pelos alunos do 3º B da EB 1 da Venda do Pinheiro. História, guionização e personagens criados pelos alunos (excepto duas por azares informáticos nos pcs dos alunos). A meu cargo ficou a animação, por se aproximar o final do ano lectivo, a renderização e montagem do audio e vídeo. Também acerto os modelos 3D criados pelos alunos em termos de correcto posicionamento ou com elementos que requerem operações de modelação mais complexas. A média de tempos de rendering para cada cena de cinco segundos anda entre as seis e as catorze horas. Culpa do algoritmo de rendering do bryce, nada eficiente...

segunda-feira, 13 de junho de 2011

A Viagem da Gotinha



Simulação em VRML/X3D do ciclo da água. Trabalho dos alunos da turma 3º C da escola básica da Venda do Pinheiro. Mundo virtual que colige apresentações de pesquisa e modelos 3D criados em CB Model Pro, Google Sketchup, Bryce 5.5 e Doga L3 nos computadores Magalhães pelos alunos. Integração e animação em X3D no Vivaty Studio. Professores orientadores: Anabela Tibério (1º Ciclo, titular de turma) e Artur Coelho (Educação Visual e Tecnológica/coordenação Plano Tecnológico na Educação). Actividade do projecto 3D Alpha, integrante da iniciativa Aprender e Inovar com TIC.

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domingo, 12 de junho de 2011

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Rapidinha. Mais um personagem que faltava. Bolas, isto já começa a ter muita coisa minha.

Ogre


Era a personagem que faltava. Como o aluno responsável não se desenrascou (ou antes, completou o modelo mas esqueceu-se de gravar...) tive de pôr mãos à obra e ir buscar uma brincadeira em CB Model e Vivaty de 2009. Prefiro que o trabalho seja desenvolvido o mais possível pelos miúdos, mas os prazos não perdoam. Agora é limpar as pistas de voz no audacity, montar as cenas de acordo com o guião (são só quarenta e duas...) e começar a renderizar animação. Será desta que derreto o processador?

sexta-feira, 10 de junho de 2011

Viagem da Gotinha II

Dois elementos do mundo virtual do 3º C abordando o ciclo da água:
Uma cidade, criada com elementos modelados em Sketchup, Doga e retirados de sítios web.

A quinta, cheia de animais modelados em Doga aos quais foi dada alguma animação. O resto segue em breve.

quarta-feira, 8 de junho de 2011

A Aventura de Teresa III (test renders)



Mais test renders do filme de animação 3D dos alunos do 3º B da EB 1 da Venda do Pinheiro. Como o tempo começa a esgotar-se, estou a cortar esquinas e a meter mais do que desejava a mão no trabalho dos alunos, mas sempre respeitando as ideias saídas das suas imaginações. Os objectos 3D foram criados no Bryce pelos alunos da turma, e o palácio recriado por mim em Sketchup a partir do projecto de uma das alunas que pode ser consultado aqui: Palácio. Gostei do olhar deliciado que fez quando viu o modelo 3D final e o comparou ao seu desenho.

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terça-feira, 7 de junho de 2011

Sketch Fun


A partir do projecto de uma aluna do 3º B para uma animação 3D. Finalmente tive o tempo que precisava para dar ao fabuloso desenho o tratamento 3D que merecia.

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segunda-feira, 6 de junho de 2011

Projecto Aeolos II



Está concluído o mundo virtual em que os alunos as turmas 5º A, 5º B e 5º H. Ficará online em breve. Até lá, um vídeo que demonstra o trabalho de modelação 3D dos alunos participantes.

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domingo, 5 de junho de 2011

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Ideias perversas

"Ousam dizer-nos que o estado já não consegue suportar os custos destas medidas sociais. Mas como é possível que actualmente não tenha verbas para manter e prolongar estas conquistas, quando a produção de riquezas aumentou consideravelmente desde a libertação, quando a europa estava arruinada?  Apenas porque o poder do capital, tão combatido pela resistência,  nunca foi tão grande, insolente, egoísta, com servidores próprios até nas mais altas esferas do estado. Os bancos, agora privatizados,  preocupam-se principalmente com os seus dividendos e com os elevadíssimos salários dos seus administradores,  e não com o interesse geral. O fosso entre os mais pobres e os mais ricos nunca foi tão grande; e a corrida ao capital e a competição nunca foram tão incentivadas."

Stéphane Hessel (2011). Indignai-vos. Carnaxide: Objetiva.

quarta-feira, 1 de junho de 2011

Dr. Futurity


Philip K. Dick (1960). Dr. Futurity. Vintage Books.

Nesta obra do marcante autor de Ficção Científica, um jovem médico é levado para um futuro pós-apocalíptico onde as linhas raciais se esbateram graças à eugenia e vê-se envolvido numa conspiração trans-temporal para cortar na raiz as sementes da colonização e gerar uma linha histórica diferente, onde as sociedades nativas não foram exterminadas pelos colonizadores brancos. Sendo um romance de Philip K. Dick, depressa resvala para uma tortuosa narrativa que tira partido dos paradoxos temporais.

Não é uma das melhores obras de Dick, mas os elementos que caracterizam a sua obra encontram-se presentes: uma visão negativista de futuros imaginários, as agruras de um homem desenraizado que tem de se mover numa sociedade que lhe é estranha, e um toque psicadélico no labiríntico enredo.