sábado, 15 de outubro de 2011

Seria um estudo interessante...

... mas com resultados possivelmente melindrosos: correlacionar os desempenhos dos alunos das escolas de topo dos rankings nos exames e posterior desempenho no ensino superior para perceber se o elevado desempenho num exame de final de ciclo se traduz em elevados desempenhos posteriores. Isto para não ser totalmente abrangente, e analisar os resultados de todas as escolas. O objectivo do ensino básico e secundário deverá ser preparar alunos para elevados desempenhos em exames que, sendo instrumento de medida, não passam disso, ou formar pessoas para a vida actuante complexa no século XXI?

Quanto à escola mais bem colocada, que faz da disciplina a sua bandeira (mas omitindo o estrato sócio-cultural dos seus alunos, que assumo não serem de zonas isoladas do interior ou bairros degradados das zonas periféricas das grandes cidades), saliento a sua generosidade: "há ainda «um apoio pedagógico acrescido para os alunos que os professores identificam como tendo dificuldades». Sem terem de pagar mais por isso, os estudantes são integrados em aulas extra em turmas com um máximo de 10 alunos."