Apanhei esta através da linha de tempo de David Soares: numa manobra de marketing entre a PT e a Metro de Lisboa a estação Baixa-Chiado passa a chamar-se PT Bluestation, com um coro de vozes contrárias mas muito sorrizinho de boa estratégia comercial por parte dos corporate suits que agora nos regem que apontam que é uma estratégia que traz mais rendimentos às empresas.
A ideia até não é má. Até poderia ser expandida: os monumentos nacionais teriam a ganhar com associações com empresas hoteleiras - imagine-se a Torre Pestana em Belém. Mais interessante seriam parcerias com empresas do ramo automóvel e vias de comunicação - Eixo Volkswagen Norte-Sul, potencialmente com benefícios para condutores das marcas patrocinadoras e restrições aos que se atrevessem a entrar nessas vias com veículos de marcas concorrentes. Zonas e bairros de Lisboa patrocinados por empresas, que os poderiam tornar em mostruários dos seus produtos - ruas dedicadas a marcas de roupa, marcos urbanos acessíveis por promoções de marketing.
Meus caros, as possibilidades de rentabilização económica do espaço urbano são infinitas. Esqueçam lá essas tretas de "tradição" e "toponímia histórica", e vamos mas é a fazer dinheiro.