terça-feira, 21 de dezembro de 2010

Dez coisas

A Read Write Web publicou recentemente uma lista de dez coisas que temos de saber antes de mergulharmos em trabalhos no domínio das TIC. Detesto a expressão TIC, soa-me sempre a tiques, mas se dizer TI quase ninguém percebe. Mas estou a divagar. Quais são então as dez coisas que convém saber?

"The pay in IT is good compared to many other professions, but since they pay you well, they often think they own you" - Confesso que aqui a minha situação é singular. Sou professor, tenho contrato de professor, mas para além de dar aulas a maior parte do meu horário é dedicada à gestão TIC da escola. Infelizmente, isso obriga-me a muitas horas a reparar avarias, resolver problemas, e configurar soluções. O tempo para projectos com alunos, onde sinto que a minha actuação faria mais sentido, tem que ser inventado.

"It will be your fault when users make silly errors" - sem dúvida. Falhou a internet? Não, não é do ISP. Saquei um filme num codec que ninguém usa e o computador não o mostra aos alunos? O computador começou a deitar fumo e faíscas? A culpa é sempre minha...

"You will go from goat to hero and back again multiple times within any given day" - é a mais pura das verdades. A sério. Às vezes em questões de minutos. Da última vez, após horas a dar a volta a um router para restaurar um acesso à internet perdido por mudanças contratuais com ISPs, fui logo a seguir criticado por o acesso ser lento. Não me apeteceu perder tempo a explicar que cento e tal computadores que estiveram offline durante dois dias e meio mal se descobrem online se actualizam, e nisso uma linha ADSL de 4M não faz milagres. Pointless.

"Certifications won't always help you become a better technologist, but they can help you land a better job or a pay raise" - não tão verdade no meu caso. Ganho o que ganharia se apenas desse aulas. Ao menos recebo pelas deslocações que faço para reuniões ou aquisição de materiais.

"Your nontechnical co-workers will use you as personal tech support for their home PCs" - Tivesse eu um euro por cada vez que tive de tentar arranjar um computador, opinar sobre uma possível avaria ou até recomendar hardware a pedido de um colega, e já teria dinheiro para quatro ou cinco iPads. E isto sem contar com os Magalhães...

"Vendors and consultants will take all the credit when things work well and will blame you when things go wrong" - tem dias. Como sou visto a lutar duramente quando algo avaria, isto não me acontece muito. Mas era giro saber que um dos técnicos com quem trabalhei sempre que lhe ligavam por algum problema perguntava sempre se já tinham falado comigo.

"You'll spend far more time babysitting old technologies than implementing new ones" - preciso de uma manhã para preparar um pc novo: ligar, configurar rede e domínio, instalar software essencial e actualizar. Perco dias sempre que um dos velhinhos pcs que ainda temos em locais chave tosse.

"Veteran IT professionals are often the biggest roadblock to implementing new technologies" - no meu caso, isso não acontece. Mas acontece algo pior: trabalho com professores, uma classe profissional decididamente info-excluída.

"Some IT professionals deploy technologies that do more to consolidate their own power than to help the business" - ainda não me senti tentado a tomar este passo. Mas nunca digo nunca...

"IT pros frequently use jargon to confuse nontechnical business managers and hide the fact that they screwed up" - normalmente ajo com enormes cuidados sempre que faço intervenções. Não me assusta apenas o risco de perda de dados - há serviços que têm de funcionar, alguns mais visíveis, como o atendimento aos alunos, outros invisíveis, como os administrativos, de onde saem diariamente enormes remessas de dados. Mas sou muito culpado de utilizar jargão... quando quero que não me chateiem. Basta começar a dizer ok agora é só atribuir o IP para adicionar no AD com autenticação... e a malta ao pé de mim foge a sete pés.