quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

Games and Learning

Diana Oblinger (2006). Games and Learning

Assunto/Sinopse/Resenha:

Assimetria entre jogo/aprendizagem: jogos cativam, são imersivos, simulam, envolvem os utilizadores. Aprendizagem como processo de treino/memorização. Nos primeiros níveis de ensino utilizam-se jogos para treino/memorização, mas deixam de ser utilizados nos níveis seguintes. Ignorar o potencial dos jogos como catalizadores de aprendizagens é ignorar a sua capacidade de envolver os alunos na aprendizagem de informações, competências, atitudes e formas de pensar.

Os jogos digitais envolvem ambientes massivos, uni ou multiutilizador. Os utilizadores dividem-se por todos os escalões etários que desenvolvem comunidades de prática e partilha de itens e experiência.

Ambientes virtuais multi-utilizador: participantes interagem com com artefactos e agentes computacionais em ambientes psicologicamente imersivos – criam a sensação de se estar dentro de um ambiente. Envolvem contextos, actividades, tutoria e aprendizagem em comunidades de prática. O potencial pedagógico não está tanto no jogo, estando no ambiente virtual onde o utilizador mergulha.

Jogos podem ser potentes ambientes de aprendizagem não por serem divertidos: são imersivos, requerem capacidade de decisão, têm objectivos definidos, adaptam-se ao jogador e envolvem redes sociais (VanEck). Envolvem atributos de aprendizagem: social/experiencial, requerem memória de aprendizagens prévias, desenvolvimento de novas compreensões, resolução de problemas, desenvolvimento de comunidades de entreajuda.

Nem todos os jogos são adequados. Introduzir jogos no currículo não é suficiente para potenciar aprendizagem. Estratégias: criação de jogos pelos alunos, integração de jogos comerciais no currículo, crítica a jogos permitindo explorar a estrutura do jogo, ambientes virtuais imersivos de simulação/resolução de problemas com capacidades de comunicação síncrona. Outras problemáticas: custos, disponibilidade de equipamentos, apoio técnico. O campo dos jogos na educação ainda está nos estágios iniciais de desenvolvimento.

Citações:

A different type of interface is the multi-user virtual environment, in which participants
interact with computer-based agents and artifacts. These environments are psychologically immersive in ways that the world-to-the-desktop interface is not. Virtual environments and augmented realities create a sense of sensory and physical immersion resulting in one’s feeling “inside” an environment. (p:1)

Digital games are complex, require collaboration with others, and involve developing values, insights, and new knowledge. They provide immersive virtual worlds augmented by a complex external environment that involves communities of practice, buying and selling of game items, blogs, and developer communities. In many ways, games have become complex learning systems. (p:1)