quinta-feira, 12 de março de 2009

Sharpe's Battle



Bernard Cornwell (1995). Sharpe's Battle. Londres: Harper Collins.

Wikipedia | Sharpe's Battle

Richard Sharpe é um homem de coragem, um consumado soldado que por mérito saiu das fileiras e foi elevado ao oficialato. Implacável em combate, é um oficial inteligente e astuto, defensor dos seus homens e capaz tanto de actos de compaixão como de actos de grande violência.

Sharpe, personagem criado por Bernard Cornwell, persegue as aventuras militares britânicas na Índia e envolve-se nas guerras napoleónicas, sempre fiel soldado ao serviço da coroa britânica. Um Hornblower das terras. Sharpe's Battle mergulha o capitão homónimo e o seu pelotão de fieis soldados nos momentos mais decisivos da guerra peninsular, quando as forças anglo-lusas de Wellington se vêem a braços com o forte poderio dos esquadrões do marechal Massena.

A Sharpe é dada uma tarefa ingrata: livrar as forças britânicas de um corpo indesejado de soldados, a fictícia Guarda Real Irlandesa, corpo de guarda ao rei de espanha, prisioneiro de Napoleão. As chefias militares britânicas temem uma traição da parte destes soldados, mas Sharpe vê neles um corpo de homens mal treinados, com líderes ineptos mas capazes de se tornarem um corpo militar endurecido. Contrariando as suas ordens, Sharpe treina estes homens num forte fronteriço português semi-arruinado, mas a experiência termina de forma catastrófica quando a Guarda Real quase é aniquilado pelos esquadrões do sanguinário brigadeiro Loup, pacificador da raia espanhola. Entre Sharpe e Loup existe um ódio declarado, que começou quando Sharpe executa dois dos soldados de Loup após deparar com o resultado de uma das suas acções de "pacificação", o massacre da população de uma aldeia raiana.

Caído em desgraça após o desastre, Sharpe redime-se liderando os restos da Guarda Real num ataque desesperado que vira a maré da batalha de Fontes de Oñoro, onde os exércitos de Wellington se digladiam até à morte face a forças francesas esmagadoramente superiores. Apesar da inferioridade numérica, de erros tácticos e de inúmeras traições (que fornecem boa parte do enredo do livro), a coragem de Sharpe e dos seus homens anima as forças britânicas, que acabam por vencer a batalha.

Sharpe's Battle é um interessante romance de aventuras passado na época violenta da guerra peninsular. A fidelidade e atenção do autor aos pormenores e enquadramentos da acção é notória, e a sua capacidade para descrever batalhas empolgantes quase faz sentir o cheiro da pólvora por entre as páginas. O romance agarra, fazendo-nos virar as páginas sempre em busca de mais uma aventura, de mais uma descrição, de mais uma refrega apaixonante. Este livro é uma boa introdução a um autor especializado no romance histórico.