quinta-feira, 2 de outubro de 2008

Harlequin Valentine



Neil Gaiman, John Bolton (1999). Harlequin Valentine. Milwaukie: Dark Horse

Neil Gaiman | Harlequin Valentine

As histórias dos amores de Arlequim e Columbina são uma das mais clássicas heranças da cultura elegante europeia. Com origem no género italiano de teatro clássico conhecido como Commedia dell'Arte, são histórias onde a improvisação, o espírito amoroso e a malandrice inocente do gosto pelas partidas imperam. Arlequim e Columbina brincam com o amor, com os seus amores, provocando a inocência com elegância. Não são personagens maldosas, são bons diabretes, criados para trazer sorrisos aos lábios dos espectadores.

A revisitação destas personagens por Neil Gaiman segue o esperado deste autor: um sentido do maravilhoso, um gosto pelas pequenas diabruras e um sentido de humor cheio de esperança. Com caminhos que se cruzam e descruzam, estes modernos Arlequim e Columbina comportam-se como espirais de adn, cruzando-se e afastando-se numa dança eterna. É uma história de amor, mas o amor aqui é mais o amor à maravilha, às dimensões de imaginação, do que o amor romantico tão banalizado pela cultura popular.

A poesia do argumento de Gaiman é valorizada pelas ilustrações realistas de John Bolton, que sublinham o carácter ao mesmo tempo melancólico, maravilhado e apaixonado deste comic.